Exposição “Mestres Santeiros Paulistas do Século XVII na Coleção Santa Gertrudes” no MAS

Escultura de Nossa Senhora da Conceição, século XVII. Foto: Jorge Almeida
Escultura de Nossa Senhora da Conceição, século XVII. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte Sacra está com a mostra “Mestres Santeiros Paulistas do Século XVII na coleção Santa Gertrude” em cartaz até o próximo domingo, 19 de junho, e traz 54 imagens que lançam uma apreciação panorâmica para entender, usando as qualidades escultóricas, quantos e quais poderiam ser os artistas que produziram tais estatuárias chamadas de “paulistas”, ao longo do século XVII.

Com curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho, a pesquisa da mostra tem como objetivo separar os itens conforme as circunscrições em comum, os quais poderiam identificar e congregar as esculturas de acordo com suas origens.

As peças pertencem ao colecionador Ledi Biezus, que começou em 1970 com a aquisição de uma Santa Gertrudes – daí o nome da coleção -, e as demais foram sendo inseridas no acervo com o critério primordial de serem imagens “paulistas”.

Assim, as esculturas foram agrupadas e identificados conforme suas origens: Frei Agostinho de Jesus, Mestre de Itu, Mestre de Pirapora do bom Jesus, Mestre de Angra, Mestre do Cabelinho Xadrez, Mestre do Iguape, Mestre de Porto Feliz ou Mestre de Sorocaba.

Em meio aos destaques estão “Nossa Senhora da Conceição” (foto), escultura do século XVII feita em terracota policromada e creditada ao Mestre de Sorocaba; e “Busto relicário de Santa Engrácia”, também do século XVII feita com o mesmo material e os créditos atribuídos ao Mestre de Angra.

SERVIÇO:
Exposição: Mestres Santeiros Paulistas do Século XVII na Coleção Santa Gertrudes
Onde: Museu de Arte Sacra (MAS) – Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Quando: até 19/06/2016; de quarta a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 18h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia entrada); entrada gratuita aos sábados; isentos: pessoas acima de 60 anos e abaixo de 7, professores da rede pública (com identificação) e até quatro acompanhantes

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s