Exposição sobre a “Invasão Britânica” no Centro Cultural São Paulo

Exposição no CCSP conta história da influência do rock britânico no mundo, sobretudo na América. Foto: Jorge Almeida
Exposição no CCSP conta história da influência do rock britânico no mundo, sobretudo na América. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) está com a exposição “British Invasion Experience – Um Passeio Histórico pela Música Britânica” em cartaz até o próximo domingo, 12 de junho, e busca contar de forma resumida e através de imagens, textos e objetos a história e influência do rock britânico na cultura, seja na música, cinema, moda e visual, especialmente, do outro lado do Atlântico.

O termo “British Invasion” (“Invasão Britânica”) foi criado em 1964 quando os Beatles desembarcaram pela primeira vez nos Estados Unidos e causaram um furor no solo norte-americano. Embalados pelo sucesso da passagem do Fab Four, outros grupos, como os Rolling Stones e o The Who fizeram o mesmo traçado e reinventaram a cena do rock mundial.

E, por conta disso, o Cultural Inglesa Festival promoveu a exposição que faz uma viagem no tempo e conta a história desta revolução cultural. Além das bandas citadas nos anos 1960, os grupos precursores do Heavy Metal, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, o Glam Rock de David Bowie, a extravagância do Queen, o punk rock do Sex Pistols e o The Clash e a Nova Onda do Heavy Metal Britânico trazida por Iron Maiden e Judas Priest nos anos 1970, o som alternativo do The Smiths e The Cure, assim como o pop eletrônico do Joy Division e a new wave do Duran Duran na década de 1980; e o britpop (e pós-britpop) de bandas como Oasis, Blur, Franz Ferdinand e Kaiser Chiefs, e também o neo soul de Amy Winehouse e Adele.

O público poderá conferir a reprodução de capas de discos clássicos dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Jimi Hendrix Experience, Led Zeppelin, Mutantes (banda brasileira, mas influenciada pelo psicodelismo de bandas inglesas), e também objetos que fizeram parte dessa revolução, como chapéu, minissaia, discos de vinil, compactos (singles), fita cassete, camiseta de banda, CD, coturno, entre outros.

A mostra inda disponibiliza itens para navegação virtual pela história da música britânica com imagens, vídeos, curiosidades e fatos históricos por meio de equipamentos que lembram fliperamas e textos explicativos como a presença do rock no cinema, o pioneirismo dos Beatles na criação dos videoclipes e os grandes shows.

A exposição faz parte da programação do 20º Cultura Inglesa Festival, que vai até o dia 12 de junho e é realizado em diversos pontos da cidade.

SERVIÇO:
Exposição:
British Invasion Experience – Um Passeio Histórico pela Música Britânica
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 12/06/2016; de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s