Projeto Parede: Ciclos no MAM

A instalação do argentino Nicolás Robbio faz parte do Projeto Parede no MAM. Foto: Jorge Almeida
A instalação do argentino Nicolás Robbio faz parte do Projeto Parede no MAM. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte Moderna (MAM) apresenta até o próximo domingo, 5 de junho, a instalação “Ciclos”, do artista argentino radicano em São Paulo Nicolás Robbio. A obra faz parte do Projeto Parede, criado pela instituição.

A produção de Robbio é composta por trinta metros de canos plásticos, uma pia de alumínio, uma bomba d´água e um hidrômetro que, juntos, formam um circuito formato por um retângulo que se interrompe pelo fluxo contínuo de um líquido escuro. E trata-se de uma crítica direta, composta por uma estrutura simples.

O projeto pode ser interpretado como uma maquete de um sistema reduzido e faz parte de uma série de trabalhos que questionam o funcionamento dos sistemas em nosso dia-a-dia, mas de forma que não enxergamos ou coloca por baixo do conhecimento geral.

Na obra, a água não pode ser consumida porque o sistema de canalização não permite que ela se purifique ou se recicle, há também um motor que consome a energia para poder fazer girar a água e um relógio que contabiliza as voltas o consumo.

O intuito da instalação é causar aos visitantes alguns questionamentos, como a partir de quando pagamos pela água ou pela energia que movimenta esse sistema, que é o mesmo que distribui água em abundância para alguns lugares enquanto outros ficam a clamar pelo precioso líquido e que sofrem com os “rodízios” da vida? Quem lucra em cima disso? E, nos dias atuais, por que quanto mais se economiza o uso da água se paga mais para usá-la de modo racional?

Enfim, são muitos os questionamentos, mas a obra ajuda a compreender que o problema das águas começou a partir da implantação de um relógio de consumo como solução e que “analisar sistema sem pequena escala permite ver o problema em grande escala”.

SERVIÇO:
Exposição: Ciclos – Projeto Parede
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Parque Ibirapuera
Quando: até 05/06/2016; de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia entrada); entrada gratuita para crianças de até 10 anos, adultos maiores de 65 anos e para o público em geral aos domingos

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s