Exposição “Natureza Franciscana” no MAM

Uma das obras "franciscanas" no MAM. Foto: Jorge Almeida
Uma das obras “franciscanas” no MAM. Foto: Jorge Almeida

A exposição “Natureza Franciscana” está em exibição no Museu de Arte Moderna até o próximo domingo, 5 de junho, e faz uma relação entre arte e ecologia, por meio de fotografias, desenhos, gravuras, vídeos, obras sonoras, objetos, esculturas, livro de artista e bordado. A mostra foi inspirada no “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis (1182-1226).

A exposição é organizada a partir da canção escrita por Francisco de Assis que, segundo o curador Felipe Chaimovich, pode ser considerado o fundador da ecologia. Os 37 trabalhos de diversos suportes (18 da coleção do museu e 19 emprestadas) foram selecionados pelo curador pelo fato de os artistas utilizarem elementos da natureza em suas produções e, conforme explica o curador, por terem relações a elementos descritos no “Cântico”: sol, ar, água, fogo, estrelas, terra, doenças e atribuições e, por fim, a morte.

A exposição tem início com o Sol sendo representado pela fotografia em cores “Lâmpada” (2002), de Lucia Koch, juntamente com os registros em preto e branco “The Celebration Of Light” (1991), de Marcelo Zocchio, e dos 12 livros da série “I Got Up” (1968-1979), do japonês On Kawara.

Enquanto a água é tematizada pelas fotografias “A Line In The Arctic #1” e “A Line In The Arctic #8” (2002), de Marcelo Moscheta, entre outras obras. Enfim, cada elemento mencionado no Cântico é representado por alguma produção.

Até, por fim, a morte ser representada por uma das últimas obras de José Leonílson, falecido em 1993. Percorrendo a exposição, a instalação sonora “Tudo Aqui” (2015), de Chiara Banfi, impetra por todo o espaço expositivo e abrange todos os elementos representados.

Entre os destaques estão a instalação “Dis-placement” (1996-1997), de Paulo Lima Buenoz, e uma série de fotografias em preto e branco de Nazareth Pacheco, de 1993. Ambas, para a exposição, são temáticas associadas às doenças e atribulações.

SERVIÇO:
Exposição: Natureza Franciscana
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Parque Ibirapuera
Quando: até 05/06/2016; de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia entrada); entrada gratuita para crianças de até 10 anos, adultos maiores de 65 anos e para o público em geral aos domingos

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s