A diversidade cultural latino-americana é o mote do Projeto Travessias de junho

Projeto Travessias leva diversidade cultural latino-americana no mês de junho no Sesc Santo Amaro. Créditos: divulgação
Projeto Travessias leva diversidade cultural latino-americana no mês de junho no Sesc Santo Amaro. Créditos: divulgação

Pensado a partir das experiências de travessias – geográficas, simbólicas, identitárias e políticas, o projeto Travessias do mês de junho leva a diversidade cultural latino-americana para o Sesc Santo Amaro com show, intervenção e bate-papo, tudo grátis.

O projeto se inicia com o show Sonora Dromedário, dia 11 de junho às 17h. O grupo mistura clássicos da música árabe e cumbias latino-americanas e é formado por beduínos latinos que chegam da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil carregando instrumentos e sonhos em suas alforjas (malas). Clarone, clarinete, trombone, sanfona, violino, contrabaixo, percussões e vozes levam para o palco um pouco da cultura latino-americana.

A cúmbia é um estilo de música tradicional da Colômbia e Paraguai, e uma dança popular de distintos países latino-americanos. Música típica nacional da Colômbia, a cúmbia surgiu, de início, nos guetos das grandes cidades colombianas, mas logo adquiriu grande popularidade. O ritmo se disseminou por todos ou quase todos os países falantes do castelhano na América Latina e, atualmente, é considerado um dos ritmos musicais mais populares no Paraguai e até na Argentina.

Dia 15 de junho, às 19h, com mediação de Paulo Farah a roda de conversa conta a história, a cultura e a experiência dos refugiados latino-americanos. Nessa interlocução estarão presentes os refugiados desta localidade.

O grupo Cambamberos (https://vimeo.com/145206758) se apresenta dia 15 de junho, às 21h e interpreta músicas e danças da cultura popular colombiana. Mesclando ritmos afros com ritmos indígenas, passeia por um repertório que vai do litoral do Pacífico ao litoral do Caribe Colombiano. O grupo – que leva esse nome da gíria do litoral pacífico e que significa pessoa festeira – é formado por jovens artistas que vieram de diferentes regiões, tanto da Colômbia quanto do Brasil, e que se encontraram em Campinas.

Grupo Sonora Dromedário no Sesc Santo Amaro (veja imagens aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sNP-5jEqiW0)

Veja aqui imagens do grupo Cambamberos (https://vimeo.com/145206758)

SERVIÇO:
Show – Sonora Dromedário
Quando: Dia 11 de junho, às 17h
Local: Praça
Duração: 60 min / Recomendação: Livre

Roda de Conversa – Travessias Latino-Americanas
Quando: Dia 15 de junho, às 19h
Local: Praça
Duração: 120 min / Recomendação: Livre

Mediação – Paulo Farah
Professor doutor no programa de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Orienta pesquisas em estudos migratórios, refúgio, literatura, linguística, história e cultura árabe, africana e islâmica no Mestrado e no Doutorado na USP. Autor de doze livros (além de vários capítulos de obras) também traduziu diversas obras do árabe ao português e do português ao árabe. É Diretor da BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa e Cultura dedicado a temas árabes, africanos e sul-americanos do qual participam acadêmicos e artistas de mais de 40 países que estudam história, literatura, linguística, antropologia e arqueologia, entre outras temáticas.

Intervenção – Cambamberos
Quando: Dia 15 de junho, às 21h
Local: Praça
Duração: 60 min / Recomendação: Livre

SESC SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Telefone: (11) 5541-4000.
Horário de atendimento bilheteria: Terça a sexta-feira, das 10 às 21h30 e sábado, domingo e feriado, das 10 às 18h30. Obs: O Estacionamento e a bilheteria permanecem abertos de acordo com o horário das programações.
Estacionamento – Subsolo – 180 veículos, 34 vagas para motos (preço especial para shows: R$5,50 p/ comerciários e R$11 p/ não comerciários e 35 vagas no bicicletário (grátis). Observação: as motos pagam taxa equivalente aos veículos.

Assessoria de Imprensa:
Com Canal Aberto | Márcia Marques |
Contatos: (11) 2914 0770 / 9 9126 0425
marcia@canalaberto.com.br| daniele@canalaberto.com.br

Assessoria de imprensa – Sesc Santo Amaro:
José Lima – joselima@santoamaro.sescsp.org.br
Juliana Gardim – julianagardim@santoamaro.sescsp.org.br
imprensa@santoamaro.sescsp.org.br
Tel. (11) 5541-4005

Por Canal Aberto | Márcia Marques

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s