Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN)

Memorial Câmara Cascudo: uma das atrações artístico-culturais mais visitadas em Natal. Foto: Jorge Almeida
Memorial Câmara Cascudo: uma das atrações artístico-culturais mais visitadas em Natal. Foto: Jorge Almeida

Localizado próximo à antiga catedral de Natal, o Memorial Câmara Cascudo está instalado em um prédio do século XIX. No local, é preservado a obra de Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), considerado o maior folclorista e historiador do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil.

O edifício funcionou desde a sua construção até 1955, a sede da Delegacia Fiscal, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. De 1955 a 1982, o local foi abrigado pelo Quartel General do Exército e, em seguida, desde de 10 de fevereiro de 1987 até os dias atuais, transformou-se no Memorial Câmara Cascudo e hoje é um dos locais mais visitados por turistas na capital potiguar.

O objetivo do Memorial é preservar e divulgar a obra de Câmara Cascudo. Como destaque, podemos destacar a biblioteca particular do folclorista, com um acervo de cerca de dez mil volumes de variados assuntos, como religião, folclore, biografias, histórias, romances e ainda quadros que retratam momentos impactantes da vida do patrono. Vale reforçar que parte dos livros tem anotações feitas a punha pelo próprio Cascudo e dedicatórias aos autores.

Em outra sala do espaço, há o Estudo da cédula, com quadros indicando o estudo realizado pelo Banco Central para o lançamento da cédula de cinquenta mil cruzeiros (Cr$ 50.000), que homenageia Câmara Cascudo.

O Memorial ainda tem a sala de Arte Popular, com mamulengos e peças feitas por artesãos como Chico Santeiro, Neném e Chiquinha, e também artefatos indígenas, achados arqueológicos e registros de personalidades ilustres norte-riograndenses, como Felipe Camarão, André de Albuquerque Maranhão, Bartholomeu de Gusmão, Augusto Severo, entre outros.

O visitante ainda pode conferir a Sala da Magia, que aborda temas como sincretismo religioso, superstições, Judas, catimbó e outros tipos de crenças e credos estudados por Câmara Cascudo.

Além do espaço interno, o prédio chama atenção em sua fachada pelo fato de ter uma estátua de Câmara Cascudo em cima de uma mão.

O espaço é bem interessante e reforça o turista de que em Natal não há apenas praias e feirinhas de artesanato para apreciar.

SERVIÇO:
Memorial Câmara Cascudo
Local: Praça André de Albuquerque, 30 – Cidade Alta – Natal (RN)
Quando: de terça a domingo, das 8h30 às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s