Exposição “Paisagem nas Américas: Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico” na Pinacoteca do Estado

A mostra “Paisagem nas Américas: Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico” segue em cartaz até o próximo domingo, 29 de maio, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Com 105 obras, a exposição analista a pintura de paisagem desde o início do século XIX até os primeiros anos do século XX. A exposição nasceu de uma parceria inédita firmada em 2010 entre a Pinacoteca de São Paulo, a Art Gallery of Ontario e a Terra Foundation for American Art (Chicago, EUA).

A mostra reúne obras de importantes artistas das Américas, como os brasileiros Tarsila do Amaral e Pedro Américo, os norte-americanos Frederic Church e Georgia O’Keeffe, dos canadenses Lawrren Harris e David Milne, do uruguaio Pedro Figari, do venezuelano Armando Reverón, os mexicanos José Maria Velasco e Gerardo Murillo – o Dr. Atl -, entre outros, que poderão ser conferidos juntos pela primeira vez.

Com curadoria de Valéria Piccoli, Georgiana Uhlyarik e Peter John Brownlee, essa é a primeira exposição a pesquisar a pintura de paisagens no período mencionado em um contexto panamericano. Organizada pelos temas – “Terra Ícone Nação”, “Do Campo para o Ateliê”, “A Terra como Recurso”, “A Terra Transformada” e “Ícone Nação Ser” -, as obras destacam a produção artística da Argentina e da região do Rio da Prata, dos países andinos, do Brasil e América do Norte, onde a presença da pintura de paisagem foi mais significativa.

Além das obras, há o livro editado pelos curadores da exposição que traz 260 imagens coloridas que está à venda na loja da Pinacoteca. Com edições em inglês, espanhol e português, o material ainda traz ensaios de 45 autores convidados.

Entre os destaques estão “Nas Cordilheiras de Chillan Desfiladeiro de El Manzano” (1893), um óleo sobre tela de Onofre Jarpa; “Visão do Rio de Janeiro” (1837), do austríaco Thomas Ender; e “Cataratas do Niágara” (1878), de William Morris Hunt.

SERVIÇO:
Exposição: Paisagens das Américas: Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 02
Quando: até 29/05/2016; de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita para menores de dez anos, maiores de 60 anos e, aos sábados, para o público em geral

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s