Vem aí o Brasileirão 2016

Brasileirão 2016 promete ser um dos mais concorridos de todos os tempos. Créditos: MoWA Sports
Brasileirão 2016 promete ser um dos mais concorridos de todos os tempos. Créditos: MoWA Sports

A principal competição do futebol brasileiro começa neste final de semana (dias 14 e 15 de maio) com a realização da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2016. Ao todo, 20 clubes terão 38 rodadas para conquistar o campeonato nacional mais difícil do planeta. Essa será a 14ª edição da competição no formato de pontos corridos. O certame está previsto para terminar em dezembro e, até lá, a maioria dos clubes terão seus atletas procurados pela Seleção Brasileira, para as disputas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a Copa América e os Jogos Olímpicos, além da temível janela de transferência de meio de temporada.

Atual campeão brasileiro, o Corinthians sofreu no começo do ano com forte investimento do mercado chinês no futebol brasileiro e, consequentemente, perdeu seis titulares da equipe-base campeã. E, com as eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores, a equipe de Tite ainda poderá sofrer mais um desmanche, além de ter desfalques ao ceder jogadores para as seleções de Brasil – Elias – e Paraguai, caso de Balbuena. O zagueiro Felipe é cotado para ser reforço do Porto, de Portugal, e o lateral-direito Edílson acertou com o Grêmio. Apesar das perdas, o timão é cotado como um dos favoritos ao título graças à competência de seu treinador, que tem sido cotado constantemente para assumir a Seleção Brasileira. A diretoria promete reforços.

Outra equipe paulista que entra no rol de favoritos é o Palmeiras. Assim como o arquirrival, o alviverde foi eliminado das duas principais competições do primeiro semestre. Com Cuca no comando técnico e um bom tempo para treinamento, os palmeirenses estão na expectativa de acabar com o jejum de conquistas de Brasileiros que já perdura 22 anos. E o treinador já avisou que não está disposto apenas a ser figurante no certame, quer o título, uma vez que Cuca ficou “no quase” em duas oportunidades.

Atual bicampeão paulista, o Santos começa o Brasileirão como uma incógnita. Pois, além de perder peças importantes para as seleções principal e olímpica, o Peixe ainda poderá sofrer assédio dos europeus para cima de seus “meninos da Vila”. Mas se conseguir manter a base campeã, poderá fazer um bom trabalho.

Já o São Paulo, por sua vez, está com as atenções divididas entre o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. O desempenho do jogo de volta diante do Atlético Mineiro poderá definir as pretensões do Tricolor Paulista. Se cair para o Galo, o campeonato nacional será o foco principal, caso siga no torneio sulamericano e, consequentemente, venha o título da Liberta, o BR-16 será apenas o preparatório para o Mundial da FIFA no final do ano. A situação é exatamente a mesma para o Atlético Mineiro. A diferença é que o Galo também quer abocanhar o Brasileirão, pois não ganha o campeonato desde 1971.

No futebol carioca, Flamengo, Fluminense e Botafogo têm situações parecidas. Ambos têm plantel para desempenhar um bom papel no campeonato. Aliado a isso, têm a competência e a experiência de seus respectivos treinadores: Muricy Ramalho, Levir Culpi e Ricardo Gomes.

Já Cruzeiro, que terá no comando o treinador português Paulo Bento, e Grêmio, ambos eliminados nas semifinais de seus Estaduais também prometem buscar o título ou pelo menos o G4.

O hexacampeão gaúcho Internacional, que não vence o Brasileirão desde 1979, mesmo tendo perdido o goleiro Alisson para a Roma, quer disputar a competição com o intuito de levar o título para que a geração mais nova de seus torcedores, que viram o Colorado levar quase tudo, menos o Campeonato Brasileiro.

Já os campeões estaduais América Mineiro, Santa Cruz, Vitória e Atlético Paranaense estão na expectativa de desempenhar na competição nacional o mesmo ímpeto que os levaram à conquista de seus campeonatos locais.

Mesmo sem ter ganho nada no primeiro semestre, Sport e Ponte Preta esperam pelo menos repetir (ou até melhorar) a campanha do BR-15, quando ambos flertaram o G4 e, por pouco, quase foram para a Libertadores.

E, finalmente, a dupla detentora das cores preto, branca e verde do campeonato – Coritiba e Figueirense – espera fazer uma campanha digna de permanência na elite, uma vez que nas últimas edições as duas equipes lutaram contra o rebaixamento nas últimas rodadas do certame.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), responsável pela organização do campeonato, resolveu adotar as alterações nas regras do futebol para o começo da Série B (e também para as outras divisões). As mudanças, feitas pela International Football Association Board (IFAB), são consideradas as mais abrangentes em toda a história ao longo de 130 anos da entidade (clique aqui para saber mais a respeito dessas mudanças).

E a seguir, os jogos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2016 – Série A.

Data – Jogo – Local:
14/05/16 – 16h – Palmeiras x Atlético (PR) – Allianz Parque, São Paulo (SP)
14/05/16 – 16h – Flamengo x Sport (PE) – Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
14/05/16 – 18h30 – Atlético (MG) x Santos – Independência, Belo Horizonte (MG)
14/05/16 – 21h – Coritiba x Cruzeiro – Couto Pereira, Curitiba (PR)
15/05/16 – 11h – Santa Cruz x Vitória – Arruda, Recife (PE)
15/05/16 – 11h – Botafogo x São Paulo – Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
15/05/16 – 16h – Figueirense x Ponte Preta – Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
15/05/16 – 16h – Corinthians x Grêmio – Arena Corinthians, São Paulo (SP)
15/05/16 – 16h – América (MG) x Fluminense – Independência, Belo Horizonte (MG)
15/05/16 – 18h30 – Internacional x Chapecoense – Beira Rio, Porto Alegre (RS)

E que vença o melhor.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s