SESC Santo Amaro participa da Virada Cultural – dias 21 e 22 de maio

Música, arte circense, intervenções, filmes, entre outras atividades acontecerão no Sesc Santo Amaro durante a Virada Cultural. Créditos: divulgação
Música, arte circense, intervenções, filmes, entre outras atividades acontecerão no Sesc Santo Amaro durante a Virada Cultural. Créditos: divulgação

Show de Ângela Maria e Vânia Bastos, desfile de Cosplayers de Star Trek e Star Wars, intervenção artística de sósias de estrelas da música, além de experimentos sensoriais na piscina com a Esfera Flutuante. Tudo isso e muito mais na Virada Cultural no Sesc Santo Amaro.

Nos dias 21 e 22 de maio, 24 horas de atividades culturais e artísticas vão agitar diversas unidades do Sesc da capital paulista, dentre elas a Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro). A programação, especial, contemplará música, circo, ações para a cidadania, cinema e vídeo, espetáculo infantil, além de tecnologia e artes, tudo dentro da Virada Cultural, evento já em sua 12ª edição, considerado o maior no segmento cultural do estado, que atrai milhares de pessoas anualmente.

A programação voltada aos adultos no Sesc Santo Amaro inclui shows de Ângela Maria e Vânia Bastos, Estrelas da Soul Music, com Miranda Kassin e Estrelas da Disco Music, com Nanny Soul, Graça Cunha e Corine Sabbas. Vários sósias, de várias celebridades do meio artístico (Elvis Presley, Michael Jackson, Raul Seixas e outros estarão no Show das Estrelas e farão intervenções artísticas ao longo da noite.

Para as crianças, Beatles para Crianças, um show de rock em que três músicos e um ator embalam diferentes gerações com histórias e canções do quarteto de Liverpool, ao som de clássicos como “Hey Jude”, “Let It Be”, “Help”, “Black Bird” e “All You Need Is Love”, fazendo da participação do público uma parte fundamental do espetáculo.  Em teatro, O Cientista e a Lua, com a Cia. Suno, põe em cena um cientista que faz pesquisas observando as constelações, percursos de estrelas e astros e, assim, encontra a lua, por quem se apaixona. O circo também dá as caras na Virada e apresenta a intervenção Orbitando com a Roda Alemã e mais três vivências monitoradas vão compor a programação dessa área artística: Roda Alemã, uma técnica circense  bastante difundida da Europa; Esfera Flutuante, uma bola de ar transparente que flutua sobre a água da piscina e o Giromaster ou Loconauta, uma atividade que simula a falta de gravidade. O sistema original foi desenvolvido pela NASA para auxiliar no treinamento de astronautas.

Em Tecnologias e Artes, a oficina Experimento Trash vai construir, com caixas de papelão, espelhos, canos de PVC, garrafas PET, madeira – e com o público – brinquedos científicos como eletroímã, barco a sopro, besouro teimoso, bichos equilibristas, câmera escura e caleidoscópio. Duas vivências monitoradas, com o uso de três telescópios, estão pautadas para a Virada Cultural no Sesc Santo Amaro: Observação do Céu e Planetário, para a observação dos planetas.

Em Cinema e vídeo, será exibido o filme O Planeta Proibido, com trilha executada ao vivo pelo músico e produtor Astronauta Pinguim. Em 2016, o filme completa 60 anos de seu lançamento original e continua sendo um marco na história da ficção científica no cinema. Haverá ainda a intervenção Desfile de Cosplayers, em que personagens do Star Trek e Star Wars desfilam pela unidade e apresentam cenas dos filmes.

Em Ações para a Cidadania, a astróloga Cláudia Lisboa (Escola Cláudia Lisboa de Astrologia (RJ) /site Viva Melhor) e o astrônomo Walmir Thomazi (Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia), com mediação do jornalista Luís Indriúnas (UOL) fazem o Encontro dos Astros, um bate-papo sobre as diversas concepções de céu e estrelas.

A Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela prefeitura da cidade de São Paulo com o intuito de promover na cidade 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos. O evento foi inspirado na Nuit Blanche de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro.

Programação do Sesc Santo Amaro na Virada Cultural

Música
Show
Estrelas da Soul Music  – Com Miranda Kassin
Dia 21/05, sábado, das 20h30 às 21h45
Praça | Livre | Grátis
Miranda Kassin traz um repertório especial cheio de novidades, que transforma músicas consagradas em versões soul exclusivas. Acompanhada pelos No No No’s – formada por Mauro Motoki (guitarra), Renato Cortez (baixo), Piero Damiani (teclado), Tiago Sormani (sax) e Ângelo Kanaan (bateria).  O show incorpora ao repertório diversos hits de outras estrelas da Soul Music que a inspiram, como Etta James, Sharon Jones, The Supremes, Gloria Jones e Gladys Knight, dentre outras, além de versões de clássicos do rock e do R&B. No repertório, a obra de Amy Winehouse é representada por hits como Rehab, Back to Black, Tears Dry On Their Own, Wake Up Alone e You Know I’m No Good. Além de músicas do seu primeiro disco e outras mais antigas que ganharam o coração dos fãs na voz de Amy, como Valerie (The Zutons) e Monkey Man (The Specials).

Ângela Maria e Vânia Bastos no show Falando de Amor
Dia 21/05, sábado, das 22h30 às 23h50
Teatro | Livre | Grátis
Duas grandes vozes de gerações e escolas distintas, o encontro de Angela Maria e Vânia Bastos no show “Falando de amor” destaca o que ambas têm em comum: a paixão pela música e pelos grandes compositores do nosso cancioneiro popular. Ângela e Vânia se apresentam em números solos e em duetos, misturando a vanguarda paulista de Itamar Assumpção à dor de cotovelo de Lupicínio Rodrigues, passando por Tom Jobim, Caetano Veloso e Chico César e outros autores. Sob direção musical do violonista Ronaldo Rayol, a dupla será acompanhada por um quinteto integrado por piano, baixo, bateria, violão e sopros.

Estrelas da Disco Music – Com Nanny Soul, Graça Cunha e Jamah
Dia 22/05, domingo, das 17h às 18h30
Praça | Livre | Grátis
Neste show, o trio de cantoras do Programa Altas Horas Graça Cunha, Nanny Soul e Jamah alternam-se entre solos e apresentam novos arranjos para clássicos da Disco Music. No repertório, músicas que marcaram época nas vozes de Diana Ross, Donna Summer, Gloria Gaynor e Frenéticas.

Intervenção
Show das Estrelas (Diversas apresentações ao longo da noite)
Dia 21/05, sábado, das 19h às 23h e 22/05, domingo, das 12h às 16h
Convivência | Livre | Grátis
Vários sósias de ícones da música pop/rock/mpb se apresentam num pequeno palco durante a Virada Cultural. Elvis Presley, Rita Lee, Michael Jackson, Raul Seixas, Madonna, Marlene Dietrich, Cher, Beyoncé, entre outros.

Para todos os públicos
Beatles para Crianças
Dia: 21/05, sábado, das 18h às 19h20
Praça | Livre | Grátis
Show de rock para as crianças, em que três músicos e um ator embalam diferentes gerações com histórias e canções do quarteto de Liverpool, ao som de clássicos como “Hey Jude”, “Let It Be”, “Help”, “Black Bird” e “All You Need Is Love”, fazendo da participação do público uma parte fundamental do espetáculo.  Com Fábio Freire (voz, violão e ukelele), Gabriel Manetti (voz), Edu Puperi (guitarra, teclados e gaita), Humberto Vigler (bateria) e Johny Frateschi (baixo).

Circo
Intervenção
Orbitando com a Roda Alemã (apresentações ao longo da noite)
Dia 21/05, sábado, das 19h às 22h30
Ginásio | Livre | Grátis
Apresentação circense e artística com o equipamento Roda Alemã.

Vivência
Roda Alemã – Atividade monitorada (diversas sessões ao longo da noite)
Dia 21/05, sábado, das 19h20 às 22h40
Ginásio | 10 anos | Grátis
A Roda Alemã é praticada em vários países, principalmente da Europa, e também utilizada em apresentações circenses e artísticas, tendo como mais famoso exemplo o Cirque du Soleil. A modalidade é utilizada como uma atividade artística que diverte e entretém.

Esfera Flutuante – Atividade monitorada
Dia 21/05, sábado, das 19h às 23h30
Piscina | 10 anos | Grátis
O equipamento leva crianças e adultos a se divertirem dentro de uma bola de ar transparente que flutua sobre a água. O participante entra sozinho, descalço e sem acessórios, como brincos, pulseiras, relógios, tiaras ou qualquer outro objeto. A única exigência é que a pessoa pese até 90 quilos. Em alguns minutos, o participante pode fazer as acrobacias que conseguir. Pode deitar-se e apenas curtir o balanço da água ou engatinhar conduzindo a bolha para qualquer lado, inclusive em direção aos outros participantes a fim de que as bolas se encostem.

Giromaster ou Loconauta – Atividade monitorada
Dia 22/05, domingo, das 12h30 às 18h
Ginásio | 10 anos | Grátis
Vivência monitorada com aparelho que simula a falta de gravidade. O sistema original foi desenvolvido pela NASA para auxiliar no treinamento de astronautas.

Tecnologias e Artes
Laboratório
Experimento Trash  – Com educadores do Projeto Brinca Ciência
Dias 21/05, sábado, das 19h às 21h e 22/05, domingo, das 13h às 18h
Espaço de Tecnologia e Artes | Livre | Grátis
Com caixas de papelão, espelhos, canos de PVC, garrafas PET, madeira, entre outras coisas, serão construídos brinquedos científicos como eletroímã, barco a sopro, besouro teimoso, bichos equilibristas, câmera escura, caleidoscópio entre outros.

Vivência
Observação do Céu – Atividade monitorada
Dia 21/05, sábado, das 19h às 23h30
Lunário | Livre | Grátis
Três telescópios são instalados durante a noite para observação de planetas, como Vênus, Mercúrio, Marte com suas calotas polares, Júpiter com suas “luas” galileanas, Saturno com seus anéis, a Lua e suas crateras, — desde que estejam acima do horizonte, o que depende da época do ano — além de estrelas múltiplas (alfa-centauri), nebulosas (M42, em Órion, Caixinha de Joias, no Cruzeiro), aglomerados estelares (Presépio, M13 em Hércules, Omega Centauri) e galáxias (Nuvens de Magalhães, Andrômeda).

Planetário – Atividade monitorada
Dia 21/05, sábado, das 19h às 23h45 > Sessões ao longo da noite
Dia 22/05, domingo, das 12h às 17h > Sessões de hora em hora
Ginásio | Livre | Grátis
O planetário constitui-se num ambiente de realidade virtual em que todos os sentidos são estimulados de maneira sinestésica, suscitando simultaneamente reflexões racionais e, principalmente, o envolvimento emocional com os conceitos explorados em cada roteiro. Os participantes têm, permanentemente, exigidas suas habilidades linguística, lógico-matemática, espacial, interpessoal, intrapessoal, cinestésicas e musical.

Cinema e vídeo
Filmes
O Planeta Proibido Com Música ao Vivo  – Com Astronauta Pinguim
Dia 21/05, sábado, das 19h às 20h30
Lunário | Livre | Grátis
O Planeta Proibido é um marco na história da ficção científica no cinema. No ano em que se completam seis décadas do lançamento original do longa-metragem, o músico e produtor Astronauta Pinguim leva ao palco um concerto dedicado ao filme e, por extensão, a todo o cinema de ficção científica. No palco, o músico utiliza-se de equipamentos originais dos anos 60, 70 e 80 (sintetizadores Moog, órgão e teclados eletrônicos, efeitos analógicos e um theremin).  Prestes a completar 20 anos de carreira, o músico e produtor Astronauta Pinguim conta com quatro CDs e um compacto em vinil lançados como artista solo, além de algumas dezenas de participações em álbuns de outros artistas, como convidado ou como integrante de diversas formações do cenário musical brasileiro.
(EUA, cor, 98 minutos, 1956, Direção: Fred M. Wilcox)

Intervenção
Desfile de Cosplayers
Dia 22/05. Domingo, das 13h às 16h
Convivência e Praça | Livre | Grátis
Personagens do Star Trek e Star Wars desfilam pela UO e apresentam cenas dos filmes.

Ações para a Cidadania
Bate-papo
Encontro dos Astros – Bate-papo Sobre as Diversas Concepções de Céu e Estrelas
Dia 22/05, domingo, das 14h às 15h30
Praça | Livre | Grátis
Com a astróloga Cláudia Lisboa (Escola Cláudia Lisboa de Astrologia (RJ) /site Viva Melhor) e o astrônomo Walmir Thomazi (Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia). Mediação do jornalista Luís Indriunas (UOL).

Crianças
Espetáculo
O Cientista e a Lua – Com Cia. Suno
Dia 22/05, domingo, das 16h às 17h
Teatro | Livre | Grátis
Um cientista faz pesquisas observando as constelações, percursos de estrelas e astros e, assim, encontra a lua, por quem se apaixona. Nasce entre eles uma grande admiração, representada em movimentos e gestos. O espetáculo pesquisa as linguagens cênicas explorando o território de fronteira que envolve circo, teatro físico, mímica e dança. Envolvida pela música, apresenta-se a Lua como uma lira e o Sol, na skyrunner, que pula com seus malabares de luz. A narrativa se apresenta sem uso da palavra e se expressa através de elementos circenses e técnicas de expressão física.

SERVIÇO:
Virada Cultural 2016
Local: Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Telefone: (11) 5541-4000.
Horário de atendimento bilheteria: Terça a sexta-feira, das 10 às 21h30 e sábado, domingo e feriado, das 10 às 18h30. Obs: O estacionamento e a bilheteria permanecem abertos de acordo com o horário das programações.
Ingressos para a Virada Cultural:
Retirada gratuita a partir das 17h do sábado (21/05)
* Limite de 2 (dois) ingressos por pessoa espetáculo de adulto
* Limite de 4 (quatro) ingressos por pessoa espetáculo de criança
Local: Bilheterias do Sesc
Estacionamento – Subsolo – 180 veículos, 34 vagas para motos (preço especial para shows a partir 18 horas: R$5,50 p/ comerciários e R$11 p/ não comerciários e 35 vagas no bicicletário (grátis). Observação: as motos pagam taxa equivalente aos veículos.

Assessoria de Imprensa:
Com Canal Aberto | Márcia Marques |
Contatos: (11) 2914 0770 / 9 9126 0425
marcia@canalaberto.com.br| daniele@canalaberto.com.br

Assessoria de imprensa – Sesc Santo Amaro:
José Lima – joselima@santoamaro.sescsp.org.br
Juliana Gardim – julianagardim@santoamaro.sescsp.org.br
imprensa@santoamaro.sescsp.org.br

Por Canal Aberto | Márcia Marques |

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s