Exposição “OURO – Espírito e Natureza de um Território” no Memorial da América Latina

Uma das obras do artista colombiano Pedro Ruiz em exposição no Memorial da América Latina. Foto: Isis Naura
Uma das obras do artista colombiano Pedro Ruiz em exposição no Memorial da América Latina. Foto: Isis Naura

O Memorial da América Latina promove até o próximo dia 18 de maio a exposição “OURO – Espírito e Natureza de um Território”, que traz cerca de 40 obras do colombiano Pedro Ruiz. As obras trazem um retrato da flora e da fauna da pátria-mãe do artista.

Formado na Escola Nacional de Belas Artes de Paris, Pedro Ruiz concebe seu trabalho como uma instalação em que harmoniza quadros, música, iluminação e até a pintura das paredes do espaço, em negro.

Ou seja, ao chegar à mostra, o visitante se depara com um ambiente escuro em que luz estará apontada diretamente para a montagem da exposição, reforçando a tonalidade dourada de cada obra.

As obras possuem dimensões pequenas, muitas não chegam a 50 cm de altura, que, para ser apreciada com afinco, é necessário o auxílio de uma lupa. Nesses trabalhos, Ruiz ilustra a natureza, a música, o povo e a dança, tematizadas à luz da questão social vivenciada pelos migrantes colombianos que vêm perdendo seu território.

Entre os destaques estão obras como “Guaduales”, “Sagrada Família”, “Vendedores Ambulantes”, “Ocobo”, “Tierra Caliente” e a obra “pedagógica” “Ouro Vital”.

SERVIÇO:
Exposição: OURO – Espírito e Natureza de um Território
Onde: Memorial da América Latina – Espaço Gabriel García Márquez – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portões 8 e 9 – Barra Funda
Quando: até 18/05/2016; de terça a domingo, das 9h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Deixe um comentário