Começam as decisões dos Estaduais pelo País

Finais dos Estaduais prometem.
Finais dos Estaduais prometem.

O futebol brasileiro está em clima de euforia com as disputas das finais dos principais estaduais do País. Neste final de semana foram realizadas as primeiras partidas das decisões de alguns deles. Além disso, neste domingo também o Brasil ficou sabendo que o Santa Cruz Futebol Clube é o grande campeão da Copa do Nordeste.

No Campeonato Paulista, o Santos, que chega pela oitava vez consecutiva à decisão do certame, foi até Osasco e empatou com o Audax em 1 a 1. A partida de volta será realizada no próximo domingo, na Vila Belmiro. Em caso de um novo empate, independentemente do placar, a definição do campeão paulista sairá na disputa de pênaltis.

No Maracanã, Jorge Henrique foi o responsável pela vitória do Vasco por 1 a 0 e deixar o time da Colina em vantagem diante do Botafogo na decisiva do próximo final de semana, que também será realizada no palco da final da última Copa do Mundo. Se o Fogão não reverter a desvantagem, a equipe cruzmaltina levará o bicampeonato do Carioca.

Já em Minas, o América Mineiro derrotou o Atlético por 2 a 1 no Estádio Independência e jogará por um empate para levar o seu 16º Campeonato Mineiro e dará fim a um tabu de 15 anos sem conquistas estaduais. Já para o Galo, uma vitória simples dará o título.

No Rio Grande do Sul, o Internacional largou na frente ao bater o Juventude no Alfredo Jaconi por 1 a 0. Caso a equipe de Caxias do Sul vença pelo mesmo placar no Beira-Rio, haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, disputa de pênaltis. E, caso o Juventude derrote o Colorado por um gol de diferença marcando mais de um gol (2 a 1, 3 a 2 e, assim por diante), será campeão por conta do gol fora de casa. Mas, para o Inter, um empate em casa já basta para levar o caneco do Gauchão.

Ao lado dos Pampas, em Santa Catarina, a Chapecoense superou o Joinville por 1 a 0 fora de casa e levará para Chapecó uma boa vantagem para o próximo domingo e, está com a faca e o queijo na mão, para abocanhar o seu sexto Campeonato Catarinense. Já o JEC terá a ingrata missão de derrotar o adversário na Arena Condá por dois ou mais gols de diferença.

O Campeonato Paranaense, talvez, é o que tem o seu campeão quase que garantido, o Atlético Paranaense. Em sua arena, o Furacão fez 3 a 0 no clássico Atle-tiba, e deu um enorme passo para conquistar o título. O Coritiba terá uma missão duríssima para tirar a vantagem atleticana no próximo domingo.

No Campeonato Baiano, para não perder o costume, a dupla Ba-Vi decidirão quem será o campeão estadual da Boa Terra. No primeiro jogo, realizado no Barradão, o Leão largou na frente ao bater o Tricolor de Aço por 2 a 0. Na disputa do terceiro lugar (que vale vaga para a Copa do Nordeste de 2017), Fluminense de Feira e Juazeirense empataram em 0 a 0. Para o Bahia, se quiser sonhar com o bicampeonato, terá que, pelo menos, devolver o placar para ficar com o título e pôr fim ao tabu de oito jogos sem vitórias contra o maior rival.

O primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano entre Santa Cruz e Sport será realizado nesta quarta-feira (04) por conta da final da Copa do Nordeste realizada no domingo e vencida pelo Santa Cruz. O segundo jogo do Estadual será disputado na Ilha do Retiro. E, caso haja igualdade nos duelos, serão adotados os critérios de desempate e, se a igualdade persistir, haverá disputa de pênaltis.

Outro estadual que está quase definido é o Campeonato Cearense. O Fortaleza não tomou conhecimento do Uniclinic e mandou impiedosos 4 a 1 no Presidente Vargas e está muito perto do bicampeonato. O Tricolor do Pici só perderá o título se for derrotado por quatro ou mais gols de diferença.

O primeiro jogo da final do Campeonato Goiano entre Anápolis e Goiás não saiu do 0 a 0. A segunda partida será realizada no Serra Dourada. Quem vencer, leva o título. Um novo empate, o campeão será decidido nos pênaltis.

Na primeira partida decisiva do Campeonato Potiguar, América e ABC fizeram um jogo eletrizante do começo ao fim na Arena das Dunas: o Mecão abriu 2 a 0 no rival, que conseguiu chegar ao empate, a equipe alvirrubra fez o terceiro gol, mas no apagar das luzes, o time abecedista empatou a decisão em 3 a 3 e, assim, o campeão será definido no próximo sábado (7) no Frasqueirão. Caso haja um novo empate, o ganhador será decidido nos tiros penais e, obviamente, quem vencer o jogo levará a taça.

No Campeonato Alagoano, o CRB largou na frente ao bater o CSA por 2 a 0 no Estádio Rei Pelé. Se o time alviceleste devolver o placar, levará a decisão para a prorrogação que, se terminar empatada, o Estadual será decidido nos pênaltis. Já um empate, derrota por um gol de diferença e, evidentemente, uma nova vitória do CRB, o troféu ficará com o clube alvirrubro.

No Candangão, o Luziânia abriu vantagem de 2 a 0 no Ceilândia no Estádio Mané Garrincha. E o segundo jogo será disputado no mesmo estádio no próximo sábado, 7 de maio.

A Desportiva Capixaba superou o Espírito Santo na primeira partida da final do Campeonato Capixaba. O segundo jogo será realizado no próximo sábado, 7 de maio, no Estádio Engenheiro Araripe. Se for campeã, a equipe de Cariacica terá o seu 18º Capixabão no currículo, enquanto o Santão busca o título inédito.

No Pará, a final do Estadual será realizada em jogo único no próximo sábado no Mangueirão, em Belém. E os protagonistas serão o Paysandu (vencedor do primeiro turno) e o São Raimundo (ganhador do segundo turno).

O Sete de Dourados superou o Comercial por 2 a 1 no primeiro jogo da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Se empatar o segundo jogo, que será no domingo, o time douradense ficará com a taça inédita.

Já a partida de ida do Campeonato Matogrossense entre Luverdense e Sinop será realizada nesta quarta-feira (4) no Passo das Emas e a segunda acontecerá no domingo, no Estádio Municipal de Sinop. Na mesma situação está o Campeonato Sergipano, que tem Sergipe x Itabaiana como finalistas. Porém, diferentemente do Estadual do Mato Grosso, o de Sergipe terá o segundo jogo disputado no sábado.

No Campeonato Acriano, a final será disputada entre Rio Branco e Atlético Acreano, mas as datas ainda não foram definidas.

O Campeonato Maranhense está em fase de semifinal e colocará como finalistas Sampaio Corrêa ou Imperatriz versus Cordino ou Moto Club. Outro estadual que também está na fase de semifinais é o Paraibano: Campinense ou CSP fará a final de quem levar a melhor entre Sousa e Botafogo. O Campeonato Piauiense está nas semifinais de seu segundo turno. Como o Ríver faturou o primeiro turno, se ele ganhar o segundo também, será proclamado o campeão piauiense de 2016.

Os estaduais de Rondônia, de Roraima e do Tocantins ainda não têm os seus finalistas conhecidos (ou definidos). Enquanto o Campeonato Amazonense só terá início no segundo semestre.

E é esperar pelo próximo final de semana para os torcedores soltarem o grito de “É campeão!”.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s