Show dos Titãs no Sesc Pompeia (15.04.2016)

Titãs tocando "O Pulso" no Sesc Pompeia. Foto: Jorge Almeida
Titãs tocando “O Pulso” no Sesc Pompeia. Foto: Jorge Almeida

Os Titãs realizaram na noite desta sexta-feira (15) a segunda de uma série de quatro apresentações na Choperia do Sesc Pompeia, em São Paulo. Em quase duas horas de espetáculo, a banda tocou temas que iam desde “os primórdios até hoje em dia” para cerca de 800 pessoas. O grupo apresentou parte do repertório do seu mais recente trabalho, “Nheengatu – Ao Vivo”.

E, como já é de praxe em se tratando de shows nas unidades do Sesc, o concerto dos Titãs começou praticamente no horário, 21h35 (previsto para às 21h30). Então, nesse horário, adentraram ao palco da Choperia do Sesc Pompeia: Branco Mello (voz e baixo), Paulo Miklos (voz e guitarra), Sérgio Britto (voz, teclados e baixo) e Tony Bellotto (guitarra), além do baterista Mário Fabre, músico contratatado.

Todavia, diferentemente de outras apresentações da turnê, os Titãs subiram ao palco sem as máscaras que vinham utilizando nas primeiras músicas do repertório e que foram oriundas do videoclipe de “Fardado”, música que, aliás, abriu o espetáculo da noite. Em seguida, mais duas do último disco de inéditas da banda – “Cadáver Sobre Cadáver” e “Chegada ao Brasil (Terra À Vista)”.

O show seguiu com o primeiro clássico titânico da noite: “Lugar Nenhum”. Na sequência, Sérgio Britto foi ao microfone e afirmou que um show de rock sem Raul não é completo, logo, ele e Miklos fizeram o famoso dueto do clássico raulseixista “Aluga-se”. O espetáculo continuou com mais hits: “AA UU”, “Diversão”, “Pela Paz”, que voltou ao setlist depois de um bom tempo, e “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”.

Posteriormente, Branco Mello assumiu o vocal em uma trinca de temas: “República dos Bananas”, do álbum “Nheengatu”, “O Pulso” e “Canalha”. Nessa última, o convidado especial da noite, Walter Franco, subiu ao palco e foi ovacionado pelo público. Acompanhado pelo guitarrista Raul Duarte, que segue Walter Franco há 35 anos, o “gênio injustiçado da MPB”, como os Titãs o definem, não pode tocar nenhum instrumento. Assim, o debilitado cantor que recentemente fora operado de um procedimento médico vascular nas carótidas, na região do pescoço, não pode fazer alguns movimentos simples, como o de tocar violão. Mas, Walter Franco dividiu os vocais com Branco Mello já na citada “Canalha”, vociferou em “Polícia” enquanto Sérgio Britto o incentivava a cantarolar a letra (ou o refrão) do clássico titânico. Outra música de Franco veio em seguida, trata-se de “Me Deixe Mudo” que, em algumas vezes, o áudio do microfone do músico “sumia” e, depois, Walter Franco encerra a sua participação no show recitando “Cabeça”, uma de suas músicas mais conhecidas, enquanto o grupo manda bala em “Cabeça Dinossauro”.

Após a saída do expoente da chamada “MPB maldita”, os Titãs continuaram o concerto com o seu primeiro sucesso, “Sonífera Ilha” e o sucesso “Comida”. Consequentemente, a última música do mais recente trabalho inédito da banda foi tocada, refiro a “Fala, Renata”.

O show estava chegando ao final e os Titãs não desperdiçaram tempo e executaram três sucessos: “Marvin (Patches)”, “Televisão”, “Homem Primata” e “Bichos Escrotos”. O quinteto sai do palco para uma pequena pausa. No bis, Sérgio Britto alertou que a próxima música foi lançada em 1987, mas está tão atualizada que poderia ter sido composta na semana passada. De fato, ele tem razão ao se referir a “Desordem”, sucesso do clássico “Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas”, e, o gran final, como em diversas vezes aconteceu, veio com “Flores”.

Os Titãs fizeram uma boa performance no Sesc Pompeia. Contudo, tive a impressão que o som da guitarra de Tony Bellotto estava um pouco alto, na verdade, estridente. Infelizmente, as condições de saúde de Walter Franco também atrapalhou o seu desempenho, mas ele está de parabéns pelo comprometimento e por honrar o convite que lhe foi feito. Mas, os Titãs estavam em casa, literalmente. Isso porque a primeira apresentação da banda ao longo de seus 34 anos de carreira foi justamente no Sesc Pompeia, em 1982.

Os Titãs ainda realizarão mais duas apresentações no Sesc Pompeia neste final de semana, dias 16 e 17 de abril, mas os ingressos estão esgotados.

A seguir, o setlist da apresentação dos Titãs na Choperia.

1. Fardado (Sérgio Britto / Paulo Miklos)
2. Cadáver Sobre Cadáver (Paulo Miklos / Arnaldo Antunes)
3. Chegada ao Brasil (Terra À Vista) (Branco Mello / Emerson Vilani / Aderbal Freire)
4. Lugar Nenhum (Arnaldo Antunes/Charles Gavin/Marcelo Fromer/Sérgio Britto/Tony Bellotto)
5. Aluga-se (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
6. AA UU (Sérgio Britto / Marcelo Fromer)
7. Diversão (Sérgio Britto / Nando Reis)
8. Pela Paz (Branco Mello/Charles Gavin/Nando Reis/Paulo Miklos/Sérgio Britto)
9. A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (Branco Mello / Sérgio Britto)
10. República dos Bananas (Branco Mello/Angeli/Hugo Possolo/Emerson Vilani)
11. O Pulso (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Tony Bellotto)
12. Canalha (Walter Franco)
13. Polícia (Tony Bellotto)
14. Me Deixe Mudo (Walter Franco)
15. Cabeça Dinossauro / Cabeça (citação) (Arnaldo Antunes / Branco Mello / Paulo Miklos) / (Walter Franco)
16. Sonífera Ilha (Branco Mello/Carlos Barmack/Ciro Pessoa/Marcelo Fromer/Tony Bellotto)
17. Comida (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)
18. Fala, Renata (Tony Bellotto / Paulo Miklos / Sérgio Britto)
19. Go Back (Sérgio Britto / Torquato Neto)
20. Marvin (Patches) (Dunbar / Johnson / Versão: Sérgio Britto / Nando Reis)
21. Televisão (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Tony Bellotto)
22. Homem Primata (Ciro Pessoa / Marcelo Fromer / Sérgio Britto / Nando Reis)
23. Bichos Escrotos (Arnaldo Antunes / Nando Reis / Sérgio Britto)
Bis:
24. Desordem (Sérgio Britto / Marcelo Fromer / Charles Gavin)
25. Flores (Charles Gavin / Paulo Miklos / Sérgio Britto / Tony Bellotto)

Por Jorge Almeida

Agradecimentos especiais a Bianca, da Assessoria de Imprensa do Sesc Pompeia, e Márcia Marques, do Canal Aberto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s