Exposição “Mondrian e o Movimento De Stijl” no CCBB

Obra da exposição "Mondrian e o Movimento De Stijl” instalada no hall do CCBB. Foto: Jorge Almeida
Obra da exposição “Mondrian e o Movimento De Stijl” instalada no hall do CCBB. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta até a próxima segunda-feira, 4 de abril, a mostra “Mondrian e o Movimento De Stijl”, que apresenta mais de 70 obras, sendo 30 do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944), além de uma seleção de várias manifestações do movimento “De Stijl (1917-1928), baseado nos conceitos apresentados na revista “De Stijl”.

A exposição traz pinturas, maquetes, mobiliário, desenhos de arquitetura, documentários, publicações da época e registros fotográficos de artistas da vanguarda moderna holandesa, que dá nome à mostra e que, em português, seria algo equivalente a “O Estilo”, que iniciou através da revista holandesa e que teve em Piet Mondrian o seu maior ícone.

Os artistas que fizeram parte desse movimento artístico criavam uma espécie de “arte total”, em que cores primárias eram utilizadas nas suas produções, sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A mostra exibe também o percurso de Mondrian da figuração à abstração. A maior aprte do acervo é do Museu Municipal de Haia, na Holanda, que detém a maior coleção do mundo das obras de Mondrian.

Entre os destaques estão uma foto de Piet Mondrian (1909), de Alfred Waldenburg; e outra do Estúdio de Piet Mondrian, à Rue du Départ (1926); o “Campanário em Zeeland” (1911), óleo sobre tela; e a cadeira vermelha e azul de Gevrit Rietvald, versão gigante, que permite o visitante sentar-se, além da câmera e jogo de Mondrian, ambos interativos.

SERVIÇO:
Exposição: Mondrian e o Movimento De Stijl
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 04/04/2016; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. Visitação é feita com hora marcada através do site www.ingressorapido.com.br, pelo aplicativo do Ingresso Rápido (IOS ou Android ou na bilheteria do CCBB (com retirada de senhas a partir das 14h)
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s