Exposição “Grandes Mestres – Michelangelo, Leonardo e Rafael” no Espaço Cultural Porto Seguro

Escultura que reproduz a clássica "Pietà", de Michelangelo, no Espaço Cultural Porto Seguro. Foto: Jorge Almeida
Escultura que reproduz a clássica “Pietà”, de Michelangelo, no Espaço Cultural Porto Seguro. Foto: Jorge Almeida

O Espaço Cultural Porto Seguro realiza até o próximo domingo, 4 de abril, a mostra “Grandes Mestres – Michelangelo, Leonardo e Rafael”, que apresenta reproduções e réplicas das principais criações dos três mestres renascentistas italianos, permitindo ao visitante vivenciar os processos de produção dos citados artistas.

Criada e desenvolvida em Gotemburgo (Suécia) e passado por Istambul (Turquia), a exposição, concebida por Alessandro Vezzosi (especialista em da Vinci) e Francisco Buranelli (especialista em Michelangelo) e produzida pelo sueco Mats Rönngard, a exposição chega a capital paulista para inaugurar o novo espaço cultural da Porto Seguro.

Evidentemente que a mostra apresenta réplicas e reproduções de obras que não têm como circular por conta de suas grandes dimensões e por serem parte arquitetônicas dos edifícios que a abrigam, entre elas a famosa “A Última Ceia” (de Da Vinci), a Capela Sistina, de Michelangelo, e “A Escola de Atenas” e a “Basílica de São Pedro”, de Rafael, por exemplo, além das reproduções das esculturas “Pietà” e “Davi”, de Michelangelo, considerada uma das mais importantes do Renascimento.

Em “Grandes Mestres…”, o público pode conferir também réplicas das invenções de Leonardo da Vinci: modelos construídos a partir dos desenhos originais de pontes, máquinas de guerra, miniaturas de invenções como o encouraçado, hodômetro, a prensa de imprensa, carro blindado, arco gigante (besta), o ornitóptero, paraquedas, entre outras invenções e, claro, uma representação de Mona Lisa (que conta com o auxílio de duas telas touch screen que permite ao visitante ver em detalhes a famosa pintura). Ainda há cerca de 40 ilustrações dos estudos anatômicos de Leonardo da Vinci, assim como o conceito do “Homem Vitruviano”, reproduzida graficamente por da Vinci no Renascimento.

Um dos destaques é a produção do tamanho real da escultura “Davi”, de Michelangelo, feita em mármore e com cinco metros de altura, e da já citada “Pietà” (foto). E também um vídeo que reproduz o carregamento de mármore.

SERVIÇO:
Exposição: Grandes Mestres – Michelangelo, Leonardo e Rafael
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro – Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
Quando: até 04/04/2016; de terça a sábado, das 10h às 19h; domingo, das 10h às 17h
Quanto: entrada gratuita. Há vans que fazem o transporte gratuito de ida e volta até a Estação da Luz (Praça da Luz)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s