UEFA define confronto das quartas da Champions e Europa League

UEFA definiu os confrontos de suas duas principais competições através de sorteio em sua sede. Foto: reprodução/Twitter
UEFA definiu os confrontos de suas duas principais competições através de sorteio em sua sede. Foto: reprodução/Twitter

A UEFA (confederação de futebol da Europa) realizou nesta sexta-feira (18) em Nyon, Suíça, os sorteios dos duelos das quartas-de-final de suas duas principais competições interclubes, a UEFA Champions League e UEFA Europa League. Promovido pelo diretor de competição da entidade, Giorgio Marchetti e pelo ex-jogador Zambrotta, os sorteios de ambas competições definiram quais equipes farão a partida de volta em casa. No caso da Champions, os jogos de ida acontecerão nos dias 5 e 6 de abril e os da volta serão nos dias 12 e 13 do mesmo mês. Enquanto na Liga Europa, os confrontos serão realizados nos dias 7 e 14 de abril.

O primeiro sorteio foi do torneio mais importante do Velho Continente, a UEFA Champions League. O Wolfsburg, da Alemanha, terá uma missão complicada: pegará o poderoso Real Madrid. Os Lobos farão a primeira partida em casa no dia 6 e depois irá ao Santiago Bernabéu tentar a sorte diante dos Merengues.

Depois de conseguir uma épica vitória diante da Juventus nas oitavas, o Bayern de Munique fará dois duelos duros contra o Benfica. O time da Baviera começa a busca do hexa da competição recebendo os Encarnados em casa no dia 5 de abril que, por sua vez, decidirá no Estádio da Luz e, quem sabe, acabar com a maldição do finado treinador húngaro Béla Guttimann que nos anos 1960 lançou a “praga” de que “nem em cem anos o Benfica vai conquistar outra taça europeia”. De fato, desde a temporada 1961-1962, as Águias não levam um troféu continental, e olhe que estiveram perto de levarem a Liga Europa 2012-2013 e 2013-2014, mas perderam para Chelsea e Sevilla, respectivamente.

O atual campeão da Liga dos Campeões, Barcelona, terá a oportunidade de dar o troco no Atlético de Madrid no duelo espanhol das quartas-de-final do torneio. Eliminado pelo time de Simeone na temporada 2013-2014, o Barça seguirá na busca do bicampeonato fazendo o primeiro jogo contra os Colchoneros em casa no dia 5 de abril para, em seguida, ir até o Vicente Calderón tentar chegar às semifinais no dia 13.

Os endinheirados Paris Saint-Germain e Manchester City farão o duelo mais equilibrado dessa fase. A equipe francesa leva um ligeiro favoritismo por não ter mais preocupação com o campeonato nacional já que conseguiu ser campeão com muita antecedência e já tem a sua vaga garantida para Champions da próxima temporada. Enquanto isso, os Citizens chegam pela primeira vez a essa fase do torneio. O compromisso de ida será realizado no dia 6 de abril em Paris e será decidido em Manchester na semana posterior.

E, só para reforçar, a UEFA Champions League será decidida no dia 28 de maio no Estádio San Siro, em Milão.

Minutos depois após o sorteio dos duelos das quartas-de-final da Liga dos Campeões, foi a vez do sorteio dos duelos válidos pela Liga Europa. As partidas dos jogos das quartas-de-final serão realizados nos dias 7 e 14 de abril.

E o primeiro sorteado do pote, ou seja, o time que fará o primeiro jogo em casa, foi o Braga, de Portugal, que medirá forças com o Shakthar Donetsk. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na edição 2010-2011 da Champions League. Na ocasião, os ucranianos levaram a melhor com duas vitórias, 3 a 0 e 2 a 0. Será um duelo onde o português (o idioma) poderá ser o dominante, pois o Shakthar tem uma legião de brasileiros em seu elenco.

O Villarreal terá como adversário nas quartas os tchecos do Sparta Praga. Os dois clubes nunca se enfrentaram em competições da UEFA. O primeiro jogo será realizado na Espanha e a volta na República Tcheca.

Assim como na Champions, as quartas-de-final da Liga Europa também tem três times espanhóis. Logo, as chances de ter um confronto ibérico eram grandes. Dessa forma, o Athletic de Bilbao terá um velho conhecido pela frente, o atual bicampeão do torneio, o Sevilla. Curiosamente, os dois times nunca se enfrentaram em competições europeias. A equipe basca terá a ingrata missão de frear o clube de Andaluzia, que busca o pentacampeonato do certame, sendo o terceiro consecutivo.

E, finalmente, o confronto que vai dar o que falar: Borussia Dortmund e Liverpool. Será o reencontro do técnico Jürgen Klopp com a sua ex-equipe, onde ficou sete temporadas e levou dois títulos alemães, uma Copa da Alemanha e um vice-campeonato europeu. Não há favoritos nesse embate. Porém, quem levar a melhor nesses dois jogos (o primeiro na Alemanha e o segundo na Inglaterra), poderá acabar com a hegemonia espanhola na competição, que levaram sete das últimas 12 edições do torneio.

A final da UEFA Europa League está marcada para o dia 18 de maio no St. Jakob Park, na Suíça.

A seguir, as datas dos confrontos das duas competições europeias.

UEFA Champions League:
Ida:

05/04/2016 – Bayern de Munique (ALE) x Benfica (POR) – Allianz Arena, Munique, Alemanha
05/04/2016 – Barcelona (ESP) x Atlético de Madrid (ESP) – Camp Nou, Barcelona, Espanha
06/04/2016 – Paris Saint-Germain (FRA) x Manchester City (ING) – Parc des Princes, Paris, França
06/04/2016 – Wolfsburg (ALE) x Real Madrid (ESP) – Wolfsburg Arena, Wolfsburg, Alemanha
Volta:
12/04/2016 – Real Madrid (ESP) x Wolfsburg (ALE) – Santiago Bernabéu, Madri, Espanha
12/04/2016 – Manchester City (ING) x Paris Saint-Germain (FRA) – Etihad Stadium, Manchester, Inglaterra
13/04/2016 – Benfica (POR) x Bayern de Munique (ALE) – Estádio da Luz, Lisboa, Portugal
13/04/2016 – Atlético de Madrid (ESP) x Barcelona (ESP) – Vicente Calderón, Madri, Espanha

UEFA Europa League:
Ida:
07/04/2016 – Braga (POR) x Shakhtar Donetsk (UCR) – Estádio Municipal de Braga, Braga, Portugal
07/04/2016 – Villarreal (ESP) x Sparta Praga (CZE) – El Madrigal, Villarreal, Espanha
07/04/2016 – Athetic de Bilbao (ESP) x Sevilla (ESP) – Estádio de San Mamés, Bilbao, Espanha
07/04/2016 – Borussia Dortmund (ALE) x Liverpool (ING) – Westfalenstadion, Dortmund, Alemanha
Volta:
14/04/2016 – Shakthar Donetsk (UCR) x Braga (POR) – Donbass Arena, Donetsk, Ucrânia
14/04/2016 – Sparta Praga (CZE) x Villarreal (ESP) – Estádio Letná, Praga, República Tcheca
14/04/2016 – Sevilla (ESP) x Athletic de Bilbao (ESP) – Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Sevilha, Espanha
14/04/2016 – Liverpool (ING) x Borussia Dortmund (ALE) – Anfield Road, Liverpool, Inglaterra

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s