Milan e Juventus decidirão a Copa da Itália

Copa da Itália (TIM Cup) será decidida entre Milan e Juventus no Estádio Olímpico de Roma no próximo dia 21 de maio
Copa da Itália (TIM Cup) será decidida entre Milan e Juventus no Estádio Olímpico de Roma no próximo dia 21 de maio

Nesta quarta-feira (2) ficaram definidas as equipes que farão a final da Copa da Itália 2015-16 no próximo dia 21 de maio no Estádio Olímpico de Roma. A decisão do torneio eliminatório da Terra da Bota ficará entre Milan e Juventus. Enquanto a equipe milanista busca o seu sexto caneco do certame, que não ganha desde 2002-03, a Vecchia Signora, atual detentora do título, quer ampliar a sua hegemonia e ampliar para 12 troféus da Copa da Itália.

Na terça, em uma das semifinais, os rossoneros golearam o Alessandria, que disputa a terceira divisão do Calcio, por 5 a 0 no San Siro. Como havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 na casa do adversário, o Milan não tomou conhecimento da equipe da região de Piemonte em seus domínios (na Copa da Itália, a semifinal é a única fase que é disputada em jogos de ida e volta). Com dois gols de Romagnoli, outros dois de Ménez e um de Balotelli, o rubronegro italiano, o Milan tentará salvar a desastrosa temporada com a única oportunidade que tem de levantar uma taça, que é a Copa da Itália, uma vez que no Campeonato Italiano, o time de Siniša Mihajlović é apenas o oitavo colocado e está a 14 pontos da líder Juventus, restando onze rodadas para o fim da competição.

Com a já esperada vitória do Milan, muitos só esperavam a Juventus assegurar a sua classificação diante da Internazionale, após os bianconeros terem goleado os nerazzurri no primeiro jogo da semi por 3 a 0 em Turim. No entanto, o que se viu no Giuseppe Meazza foi uma incrível reação dos anfitriões, que precisavam de um milagre para reverter a desvantagem. Com dois tentos do croata Brozović e de seu compatriota Perišić, a Inter bateu a Juve por 3 a 0 e levou a partida para a prorrogação, que persistiu em um empate sem gols e, assim, o adversário do Milan seria definido na temível disputa por pênaltis. Nos tiros penais, a Juventus conseguiu converter todas as suas cobranças, já a equipe de Milão conseguiu acertar a meta adversária em três pênaltis convertidos, mas, o argentino Palácio perdeu a cobrança dele e a disputa terminou em 5 a 3 para os visitantes.

Essa será a quarta final da Copa da Itália protagonizada por Milan e Juventus. Nas anteriores, a Vecchia Signora levou duas (nas temporadas 1941-42 e 1989-90), enquanto os rossoneros triunfaram na edição de 1972-73. Pelo atual momento, a Juventus possui um ligeiro favoritismo, pois, além de liderar o Calcio, ainda segue na vivo na disputa da UEFA Champions League e tem no comando um velho conhecido dos milanistas, Maximiliano Allegri, que comandou o adversário por quatro temporadas (de 2010 a 2014), ou seja, conhece o Milan como poucos. Porém, é justamente o fato de o rival da decisão da copa nacional disputar três competições simultaneamente que o Milan pode tirar proveito, uma vez que à medida que os torneios vão chegando em suas retas finais, os bianconeros têm de pensar a priorizar que, evidentemente, é o torneio continental que é a “menina dos olhos” da Juve, que não leva o caneco há exatos 20 anos. Além disso, como diria o “profeta”, “clássico é clássico e vice-versa”.

Assim, a final Copa da Itália tem tudo para ser um jogão.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s