Exposição “Empresa Colonial” na Caixa Cultural

A obra de Beto Shwafaty em exibição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida
A obra de Beto Shwafaty em exibição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida

A mostra “Empresa Colonial” está em cartaz na Caixa Cultural até o próximo dia 28 de fevereiro, domingo, e traz cerca de 20 obras dos artistas Beto Shwafaty, Bruno Baptistelli, Clara Ianni, Jaime Lauriano, Laís Myrrha e Rafael RG, que debatem a formação cultural brasileira.

Os artistas exibem os traumas do confronto entre nativos e colonizadores europeus e suas permanências na atualidade e o debate da formação do Brasil como nação.

Segundo o curador Thomas Toledo, “o passado ou seus reflexos no presente surge como uma forma de crítica à estrutura social do país”. Ou seja, esse passado em que as narrativas ignoram a história dos nativos que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses, que exploraram a riqueza do solo brasileiro à base do trabalho escravo, iniciado pelos índios e seguido pelos negros africanos. E que mesmo com o fim da escravidão, em 1888, o País ainda traz hábitos e costumes do período colonial, como a violência do Estado e os abusos com o povo, e ainda a reduzida participação dos negros nas esferas do poder, nos meios de comunicação, nas artes, etc.. É justamente essa inquietação que a exposição busca tratar.

Merecem atenção obras como “O Brasil” (2014), vídeo de 18’56” de duração, de Jaime Lauriano; “Neutralização” (2015), obra composta por asfalto frio sobre madeira, de Bruno Baptistelli; e “Aculturação (Não) É Integração” (foto), trabalho de Beto Shwafaty feita com vaso cerâmico, intervenções gráficas, compensado e concreto.

SERVIÇO:
Exposição: Empresa Colonial
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 28/02/2015; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s