Exposição “Duas Gerações da Arte Naïf Brasileira” no Conjunto Nacional

Lourdes de Deus posa ao lado da obra "Girassóis" que, segundo a artista, enfatiza o "céu de Goiás". Foto: Isis Naura
Lourdes de Deus posa ao lado da obra “Girassóis” que, segundo a artista, enfatiza o “céu de Goiás”. Foto: Isis Naura

O Espaço Cultural do Conjunto Nacional apresenta até o próximo domingo, 14 de fevereiro, a mostra “Duas Gerações da Arte Naïf Brasileira”, que apresenta cerca de 40 obras de Lourdes de Deus e Amomm Hebron de Deus, esposa e filho, respectivamente, do artista plástico baiano Waldomiro de Deus, “O senhor dos pincéis”.

As pinturas de Lourdes, geralmente compostas pelo tradicional óleo sobre tela, se destacam pelas cores vibrantes que destacam a beleza e a flora brasileira, apreciando cenas do cotidiano, especialmente dos rincões do interior do Brasil.

Enquanto isso, o filho Amomm, parece ter herdado os dons de seus progenitores, pois, assim como os pais, é um talento da arte Naïf, ou seja, realiza trabalhos artísticos sem precisar dos dotes (técnicas) acadêmicos sobre as artes plásticas, logo, um autodidata. Segundo Lourdes, a inspiração do filho vem da música sertaneja.

Aliás, curiosamente, há quase um ano, o marido de Lourdes, Waldomiro de Deus, foi contemplado com uma exposição no mesmo Conjunto Nacional. Na ocasião, a mostra, intitulada “O Senhor dos Pincéis” fazia referência aos 71 anos do artista baiano de Itagibá.

Apesar de estar prevista para permanecer em cartaz até o dia 14, Lourdes de Deus diz que tentará negociar para que a exposição fique em exibição até o dia 20 de fevereiro, por conta do feriado de Carnaval, o que, segundo ela, dificultou um pouco a venda das telas.

Entre os destaques estão “Fazenda São Francisco”, uma acrílica sobre tela, de Amomm; e “Girassóis” (foto), de Lourdes de Deus.

SERVIÇO:
Exposição:
Duas Gerações de Arte Naïf Brasileira
Onde: Espaço Cultural do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Quando: até 14/02/2016, com possibilidade de prolongar-se até o dia 20/02/16; de segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s