Exposição “O Rio de Janeiro de Debret” no Centro Cultural dos Correios de São Paulo

Pintor francês que viveu no Rio de Janeiro no século XIX é homenageado em exposição no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Crédito: divulgação
Pintor francês que viveu no Rio de Janeiro no século XIX é homenageado em exposição no Centro Cultural dos Correios em São Paulo. Crédito: divulgação

O Centro Cultural dos Correios de São Paulo está com a exposição “O Rio de Janeiro de Debret” em exibição até a próxima segunda-feira, 25 de janeiro*. A mostra apresenta cerca de 120 obras originais de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que evidenciam a visão do pintor francês sobre o Rio de Janeiro, cidade onde viveu entre os anos 1816 e 1931.

Durante o período em que esteve na “Cidade Maravilhosa”, Debret acompanhou ‘in loco’ as mudanças pelas quais a sociedade e a própria cidade passaram com o efeito provocado com a vinda da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro. O pintor, conforme bem definiu a curadora Anna Paola Baptista, foi o “maior cronista de vida do Brasil na primeira metade do século XIX”. Ou seja, Debret acompanhou ainda momentos importantes e atos governamentais que mudavam os aspectos político, social e cultural da nação.

Os trabalhos pertencem à Coleção Castro Maya, que possui mais de 500 obras originais de Debret, entre aquarelas e desenhos, e que, dificilmente, são vistos em grandes conjuntos.

Entre algumas obras expostas estão, por exemplo, a aquarela “Castigo em escravo que se executa em praças públicas”, de 1886; e “Baía da Guanabara, panorama tomado pelo Corcovado”, grafite da segunda metade do século XIX.

A exposição esteve em cartaz no Rio de Janeiro para celebrar os seus 450 anos em 2015.

SERVIÇO:
Exposição:
O Rio de Janeiro de Debret
Onde: Centro Cultural Correios de São Paulo – Avenida São João, s/nº – Vale do Anhangabaú – Centro
Quando: até 25/01/2016; de terça a domingo, das 11h às 17h
Quanto: entrada gratuita

* Excepcionalmente em virtude do 462º aniversário da cidade de São Paulo, o espaço abrirá na segunda-feira

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s