Exposição “Floresta Viva – Um Legado para Humanidade” no Conjunto Nacional

Jaguatirica captada pelas lentes de Luciano Candisani. Crédito: divulgação
Jaguatirica captada pelas lentes de Luciano Candisani. Crédito: divulgação

O Espaço Cultural do Conjunto Nacional apresenta até o próximo dia 24 de janeiro, domingo, a exposição “Floresta Viva – Um Legado para Humanidade”, que traz cerca de 30 registros fotográficos de Luciano Candisani, que há mais de 18 anos dedica-se em documentar a natureza. As imagens captam a fauna, a flora e as paisagens da Mata Atlântica, registradas no Legado das Águas – Reserva Votorantim, área de 31 mil hectares protegida pela Votorantim há mais de 50 anos, situada a 120 quilômetros da capital paulista.

A mostra é constituída por imagens que simultaneamente retratam a exuberância da mata conservada e a presença dos animais em seu habitat natural, incluindo os raríssimos ou ameaçados de extinção, como o cachorro-do-mato-vinagre.

As imagens chamam atenção pela espontaneidade dos animais fotografados. Uma parte dos registros foi produzida do jeito convencional, virtude da experiência do fotógrafo para adentrar na floresta e captar as ações naturais dos animais, enquanto outras foram feitas através dos Estúdios da Mata, em que “armadilhas fotográficas” foram montadas no meio da floresta, que permite que o obturador da câmera dispara automaticamente no instante que acontece um movimento no campo de visão da câmera.

Os registros que fazem parte da exposição foram produzidos desde 2012, quando Luciano Candisani começou a registrar o Legado das Águas com o intuito de registrar a conservação da floresta e a riqueza da fauna e da flora na Reserva Votorantim. E, desde então, foram registrados 65 espécies de animais em aproximadamente em 40 expedições fotográficas.

Entre os animais retratados, por exemplo, estão a onça parda, anta, caranguejo, jararaca, lagarto teuí, jaguatirica (foto), entre outros.

SERVIÇO:
Exposição: Floresta Viva – Um Legado para Humanidade
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Quando: até 24/01/2016; de segunda a sábado, das 7h às 22h; domingo, das 10h às 22h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s