Exposição “Yuyanapaq. Para Recordar” no Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo está com a exposição “Yuyanapaq. Para Recordar” em cartaz até o próximo domingo, 3 de janeiro. A mostra reúne cerca de 30 fotografias que rememorizam o período de violência que assombrou o Peru entre 1980 e 2000, período em que aproximadamente 70 mil pessoas foram desaparecidas ou mortas, tanto pelo próprio Estado como por outras organizações, como parte de projeto da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) do Peru.

A CVR do Peru foi criada em 2001 para apurar o conflito armado interno naquele país durante o período que durou três décadas. Dois anos depois, com o encerramento dos trabalhos, além do Relatório Final, a Comissão concretizou três produtos eseenciais para o conhecimento da verdade e a preservação da memória: a grande exposição Yuyanapaq. Para recordar, que ocupa 24 salas no Museo de la Nación, em Lima; algumas versões reduzidas dessa mostra para itinerância, e uma publicação realizada em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Peru. Como se trata de um relato visual do conflito, por meio de fotografias, é acessível a todos, independentemente do grau de escolaridade.

O objetivo desta exposição é contribuir com o processo de reconciliação nacional, conservando a memória da história e procurando que os fatos ali documentados não voltem a ocorrer jamais.

A pequena mostra é parte itinerante da exposição que ocupa 24 salas no Museo de la Nación, em Lima.

SERVIÇO:
Exposição: Yuyanapaq. Para Recordar
Onde: Memorial da Resistência de São Paulo – Largo General Osório, 66 – Luz
Quando: até 03/01/2016; de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h30
Quanto: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada): ingresso combinado permite acesso à Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado; Pessoas menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam; entrada gratuita aos sábados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s