Exposição “Do Pó da Terra” no Museu Afro Brasil

Parte das esculturas da artista Noemisa em exibição no Museu Afro Brasil. Foto: Jorge Almeida
Parte das esculturas da artista Noemisa em exibição no Museu Afro Brasil. Foto: Jorge Almeida

A mostra “Do Pó da Terra” segue em exposição até o próximo domingo, 3 de janeiro, no museu Afro Brasil e apresenta cerca de 50 imagens em preto e branco do fotógrafo Maurício Nahas, que retratam a arte feita em cerâmica e argila dos moradores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além de aproximadamente 60 obras dos artistas da região.

Além das imagens e das obras, o projeto que dá nome à exposição tem também o livro e um documentário sobre os artistas e moradores do Vale.

Com curadoria de Diógenes Moura, o projeto “Do Pó da Terra” tem como intuito mostrar quem são e como vivem os artistas daquela região, que tem as mulheres como maioria e que vivem da produção artística em cerâmica e argila em uma região conhecida por sua dura realidade, que fez com que o Vale do Jequitinhonha recebesse a alcunha de Vale da Miséria, pois o desemprego, a alta taxa de mortalidade, violência, alcoolismo, seca e solo condenado pelo monocultura do eucalipto contribuíram para tal apelido de um dos locais mais pobres do Brasil.

Idealizado pelo produtor e agente fotográfico Fernando Machado, o projeto teve início em 2013 quando ele e Maurício Nahas decidiram percorrer o Vale para registrar em um filme a vida em comum entre a figura humana e a natureza das coisas.

Na mostra, entre os destaques estão as esculturas de cerâmica da artista Noemisa (Noemisa Batista dos Santos), que abordam temas como profissões, cenas de casamento, festas, bichos e cotidiano, todas datadas na década de 1980.

SERVIÇO:
Exposição: Do Pó da Terra
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10 – Parque Ibirapuera
Quando: até 03/01/2016*; de terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h); na última quinta-feira do mês, o horário é estendido para às 21h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às quintas-feiras e sábados

* Sujeita a alteração

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s