Encerrado o Campeonato Brasileiro 2015

O troféu do Brasileirão 2015 conquistado pelo Corinthians. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF
O troféu do Brasileirão 2015 conquistado pelo Corinthians. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

A temporada 2015 para o futebol brasileiro foi encerrada neste domingo (06) com a realização 38ª rodada (e última) do Campeonato Brasileiro 2015. Apesar de o campeão ter sido definido na 36ª rodada, o campeonato nacional precisou de mais duas rodadas para também definir o vice-campeão, o último classificado para a Libertadores 2016 e os três demais rebaixados (o Joinville já havia caído anteriormente). Além do campeão Corinthians, do vice Atlético Mineiro e do terceiro colocado Grêmio, o São Paulo fechou o G4 do BR-15 (além deles, o Palmeiras será outro representante brasileiro devido à conquista da Copa do Brasil). Já na parte debaixo da tabela, juntaram-se ao Joinville, Avaí (17º), Vasco (18º) e Goiás (19º).

Certamente o jogo mais aguardado da rodada derradeira do Brasileirão 2015 foi entre Coritiba e Vasco no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Precisando derrotar o Coxa fora de casa e ainda torcer por uma combinação de resultados envolvendo Avaí e Figueirense, o clube cruzmaltino não passou de um empate em 0 a 0 com os donos da casa. Assim, com 41 pontos, o Vasco da Gama sofreu o seu terceiro rebaixamento nos últimos oito anos. Já o Coritiba, que também tinha chances de queda, fez o suficiente para garantir a sua permanência na Série A e ficou nos 44 pontos.

Outra equipe ameaçada pelo rebaixamento era o Figueirense, que recebeu o Fluminense em casa. O Figueira venceu o Tricolor das Laranjeiras por 1 a 0 com gol de Marcão aos três minutos da etapa complementar. O triunfo deixou os catarinenses na 16ª posição, com 43 pontos. E o Figueirense, de quebra, foi beneficiado com o empate do rival Avaí fora de casa.

E, por falar no Leão da Ressacada, o Avaí, para escapar da degola, tinha uma ingrata missão: vencer o campeão brasileiro Corinthians fora de casa. O torcedor avaiano até pôde sonhar com o milagre quando o seu time saiu na frente aos 11 minutos do segundo tempo com Claudinei, mas ainda dependia de uma vitória do Fluminense contra o Figueirense no Orlando Scarpelli. Contudo, Vágner Love pôs a pá de cal para o sonho do Avaí e empatou o jogo e evitou que o Timão se despedisse do campeonato com derrota em casa. Com o empate, o Leão da Ilha se despediu da primeira divisão com 42 pontos, abrindo a zona de rebaixamento – 17º lugar. Já o Corinthians, que chegou aos 81 pontos, encerrou o Brasileirão com a melhor campanha da história dos pontos corridos desde quando a competição passou a contar com 20 equipes.

O duelo entre Goiás e São Paulo no Serra Dourada também interessava os extremos da tabela. Enquanto o time esmeraldino também lutava pela permanência na elite, o Tricolor Paulista precisava consolidar a sua classificação para a Libertadores. O gol de Rogério aos 47 minutos da etapa final carimbou a vaga sãopaulina para a próxima edição do torneio sulamericano e sacramentou o rebaixamento do Goiás, que terminou o certame em penúltimo lugar com 38 pontos. Além de precisar vencer o São Paulo, o alviverde goiano dependia também de uma combinação de resultados. Com 62 pontos, o São Paulo, que disputava com o Internacional a última vaga pra Libertadores, fechou o G4 e, dessa forma, a competição internacional mais importante das Américas terá pela terceira vez a presença do “Trio de ferro” do futebol paulista na mesma edição – as anteriores foram em 2006 e 2013.

O Internacional era a única equipe que poderia tomar a quarta posição do São Paulo. Para isso, precisava vencer o Cruzeiro e torcer por uma derrota do Tricolor Paulista. O Colorado fez a sua parte e bateu a Raposa por 2 a 0 no Beira-Rio, mas o triunfo sãopaulino em Goiânia sucumbiu com as pretensões do Inter em voltar à Libertadores.

Além da última vaga no G4 e da fuga do rebaixamento, outra disputa que estava em jogo na 38ª rodada do Brasileirão era o vice-campeonato. O Atlético Mineiro, que passou toda a competição praticamente dentro do G4, chegando, inclusive, a liderar boa parte no primeiro turno, bateu a Chapecoense por 3 a 0 no Mineirão e ficou em segundo lugar com 69 pontos. O Grêmio, por sua vez, derrotou o rebaixado Joinville fora de casa por 2 a 0 e, com 68 pontos, terminou o Brasileirão em terceiro.

Outras três partidas “que não valiam” nada completaram a última rodada: o Sport venceu a Ponte Preta em Campinas por 1 a 0; o Santos, que tinha “a faca e o queijo na mão” para ir pra Libertadores tanto pela Copa do Brasil quanto pelo Brasileiro, mas deixou a oportunidade escapar, goleou o Atlético Paranaense na Vila Belmiro por 5 a 1; e o Palmeiras não teve a faixa de campeão da Copa do Brasil carimbada pelo Flamengo, pois venceu o Mengão no Maracanã por 2 a 1.

E, assim, mais um Brasileirão termina e, para quem acompanha futebol, resta ainda para esse ano as finais da Copa Sulamericana, o Mundial de Clubes da FIFA e os campeonatos europeus. Aliás, a artilharia da competição ficou com Ricardo Oliveira, do Santos, com 20 gols. E a pergunta que não quer calar: será que Eurico Miranda vai para a Sibéria? Para quem não conhece a história, o presidente vascaíno disse que se o seu time caísse para a Série B iria para o norte da Ásia. Duvido que ele irá.

A seguir, os resultados da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro e a classificação final.

06/12/2015 – Corinthians 1×1 Avaí – Arena Corinthians, São Paulo (SP)
06/12/2015 – Figueirense 1×0 Fluminense – Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
06/12/2015 – Coritiba 0x0 Vasco – Couto Pereira, Curitiba (PR)
06/12/2015 – Goiás 0x1 São Paulo – Serra Dourada, Goiânia (GO)
06/12/2015 – Internacional 2×0 Cruzeiro – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
06/12/2015 – Joinville 0x2 Grêmio – Arena Joinville, Joinville (SC)
06/12/2015 – Atlético MG 3×0 Chapecoense – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
06/12/2015 – Flamengo 1×2 Palmeiras – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
06/12/2015 – Ponte Preta 0x1 Sport Recife – Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
06/12/2015 – Santos 5×1 Atlético PR – Vila Belmiro, Santos (SP)

Classificação:
Equipe – Pontos:
1º – Corinthians – 81 pontos
2º – Atlético MG – 69
3º – Grêmio – 68
4º – São Paulo – 62
5º – Internacional – 60
6º – Sport Recife – 59
7º – Santos – 58
8º – Cruzeiro – 55
9º – Palmeiras – 53
10º – Atlético PR – 51
11º – Ponte Preta – 51
12º – Flamengo – 49
13º – Fluminense – 47
14º – Chapecoense – 47
15º – Coritiba – 44
16º – Figueirense – 43
17º – Avaí – 42
18º – Vasco – 41
19º – Goiás – 38
20º – Joinville – 31

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s