Exposição “Mário de Andrade – Cartas do Modernismo” no Centro Cultural Correios

A instalação "Mar de Mário", de Guilherme Isnard, no Centro Cultural Correios. Foto: Jorge Almeida
A instalação “Mar de Mário”, de Guilherme Isnard, no Centro Cultural Correios. Foto: Jorge Almeida

A exposição “Mário de Andrade – Cartas do Modernismo” está em vigor até o próximo domingo, 15 de novembro, no Centro Cultural Correios e traz como foco as artes plásticas, enfatizando a correspondência com os artistas ou os comentários sobre arte.

Com curadoria de Denise Mattar, a mostra esquematiza uma cronologia do Primeiro Modernismo, com reproduções de obras, livros e textos, enquanto no Segundo Modernismo, trata da amizade que Mário de Andrade (1893-1945) com Cândido Portinari exibindo fotos, obras e cartas que enalteciam a admiração recíproca e o carinho de sua relação.

A exposição ainda reine obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, o citado Portinari e Tarsila do Amaral, entre outras, sendo que a maioria pertence à coleção de Mário de Andrade, hoje no IEB – Instituto de Estudos Brasileiros da USP. As produções vêm acompanhadas por cartas gravadas exaltando os diversos tons que Mário usava para com seus correspondentes.

A mostra traz ainda uma cronologia de Mário de Andrade, o vídeo “Um Homem Desinfeliz” (1993), docudrama de 25 minutos produzido pelo Itaú Cultural, e fotografias feitas por Mário de Andrade na viagem ao Amazonas que realizou em 1927 com Olivia Guedes Penteado.

A exposição tem também reproduções de retratos de Mário de Andrade feito por Lasar Segall e Eurico Bianco e, ainda, a instalação “Mar de Mário” (foto), de Guilherme Isnard, que faz referência à enormidade de correspondências escritas por Mário de Andrade.

E, finalmente, há mesas de consulta onde o visitante tem acesso à correspondência completa com Tarsila, Malfatti, Portinari, Manuel Bandeira, Câmara Cascudo, entre outros.

SERVIÇO:
Exposição: Mário de Andrade – Cartas do Modernismo
Onde: Centro Cultural Correios – Avenida São João, s/nº – Vale do Anhangabaú – Centro
Quando: até 15/11/2015; de terça a domingo, das 11h às 17h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s