Exposição “Houyhnhms” na Estação Pinacoteca

A Estação Pinacoteca está com a mostra “Houynhnms” em cartaz até o próximo domingo, 15 de novembro, e reúne aproximadamente 20 obras do artista paulistano Nuno Ramos. As obras dessa exposição, que traz pinturas, desenhos, relevos e esculturas de grandes dimensões, foram trabalhadas ao longo de nove meses entre 2014 e 2015, sendo que “Cavaloporpierrô” foi a única já exposta anteriormente, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), em 2014.

As obras foram concentradas em quatro grupos: “Desenhos”, “Relevos”, “Dádivas” e “Vaselinas” e, nelas, Nuno retrocede pontos já trabalhados em sua direção artística, como as pinturas em vaselina e relevos, assim como faz novas abordagens, como no caso das Dádivas, em que o artista se utiliza objetos prontos.

O nome da exposição, que é praticamente uma palavra impronunciável, faz referência ao relincho de um cavalo e também à quarta viagem de Gulliver no livro “As Viagens de Gulliver”, do escritor irlandês Jonathan Swift.

Em meio aos destaques estão “Ensaio sobre a dádiva: Casaporarroz” (2015), um vídeo com 13’03” de duração; “Ensaio sobre a dádiva: Glicosepormorfina (2014-2015); e “Serpente” (2015), feito com carimbo, carvão, cera de abelha, pigmento, tinta óleo e vaselina sobre papel.

SERVIÇO:
Exposição: Houyhnhnms
Onde: Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66 – Luz
Quando: até 15/11/2015; de terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h)
Quanto: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada): ingresso combinado Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado; Pessoas menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam; entrada gratuita aos sábados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s