Exposição “Arte da França: de Delacroix a Cézanne” no MASP

“O Outono – Baco e Ariadne”, óleo sobre tela, de Delacroix no MASP. Foto: Jorge Almeida
“O Outono – Baco e Ariadne”, óleo sobre tela, de Delacroix no MASP. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) apresenta até o próximo dia 25 de outubro, domingo, a exposição “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, que traz aproximadamente 80 obras da coleção de arte francesa do museu, datadas entre os séculos XIX e XX.

A exposição apresenta retratos, naturezas-mortas, paisagens e cenas históricas e do cotidiano de nomes como Ingres, Delacroix, Coubert, Monet, Degas, Cézanne, Gauguin, Léger, entre outros artistas franceses e também de gente que não nasceram na França, mas que trabalharam por lá, como Picasso, Van Gogh, Zamoyski e Modigliani.

Além das pinturas, são mostrados também itens do arquivo histórico e fotográfico do museu, tais como: aquisições, correspondências sobre doações, convites, recortes de jornais e revistas, folhetos de exposições, enfim, algum registro que traz parte da história da obra e também do próprio MASP.

Na mostra, a disposição dos painéis, dos cabos de aço e das obras, retoma um projeto de expografia de Lina Bo Bardi, arquiteta do MASP nos anos 1940.

Entre os destaques estão: “A virgem de véu azul” (1827) e “Cristo Abençoador” (1834), ambas de Jean Auguste Dominique Ingres; e as quatro telas de Eugène Delacroix enfatizando as quatro estações: “O Outono – Baco e Ariadne” (foto), “O Inverno – Juno implora a Eolo a destruição da frota de Enéas”, “A Primavera – Eurídice colhendo flores é mordida por uma cobra (A morte de Eurídice)”; “O Verão – Diana surpreendida por Acteão”, todas feitas entre 1856 e 1863.

SERVIÇO:
Exposição: Arte da França: de Delacroix a Cézanne
Onde: Museu de Arte de São Paulo (MASP) – Avenida Paulista, 1578
Quando: até 25/10/2015; terça, quarta e de sexta a domingo, das 10h às 20h; quinta-feira, das 10h às 20h
Quanto: R$ 25,00; R$ 12,00 (estudantes, professores e acima de 60 anos; entrada gratuita para menores de 10 anos, e para o público em geral às terças-feiras e após às 17h nas quintas-feiras

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s