Exposição “Mulheres Artistas: As Pioneiras (1880-1930)” na Pinacoteca do Estado

A mostra “Mulheres Artistas: As Pioneiras (1880-1930)” está em exibição na Pinacoteca do Estado de São Paulo até o próximo dia 25 de outubro, domingo, e exibe cerca de 40 obras, que trazem um recorte temporal significante das produções criadas entre 1880 e 1930, que visam mostrar a inclusão da mulher e os processos de formação a que tiveram acesso e sua afirmação como artistas profissionais. As obras estão expostas em duas salas.

Na primeira, métodos acadêmicos que ajeitaram o seu desenvolvimento artístico, entre as quais o estudo do desenho, a imitação do modelo antigo e dos mestres em desenhos e pinturas. Na segunda sala são mostradas as multiplicidades de gêneros artísticos a que as mulheres se dedicaram ao longo do século XIX e inícios do XX.

As obras expostas contrariam os discursos do período, que visavam limitar a mulher à atmosfera doméstica e também a reduzi-las à categoria de “naturalmente amadoras”, com produções de diversas pintoras e escultoras realizaram obras de importância histórica, inclusive, algumas jamais vistas por públicos expandidos ou que não tenham analogias umas com as outras.

Entre os destaques estão as pinturas: “Estudo de Nu” (1921), de Tarsila do Amaral; “Mulher Dormindo (cópia da pintura de Charles Joshua Chaptain)” (1939), de Helena Pereira da Silva Ohashi; “Estendendo a Roupa” (1888), de Abigail de Andrade; além de uma paleta de Lucília Braga, os cadernos de estudos de Anita Malfatti, com três desenhos, e a escultura de mármore – “Chiquita” -, de Juliana de França.

SERVIÇO:
Exposição: Mulheres Artistas: As Pioneiras (1880-1930)
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, s/nº – Luz
Quando: até 25/10/2015 de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h); as quintas até às 22h.
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (estudantes e professores da rede privada); entrada gratuita para alunos e professores da rede pública (em excursão escolar); pessoas menores de 10 e maiores de 60 anos, a entrada é gratuita e para o público em geral, o acesso é gratuito aos sábados e a partir das 17h nas quintas. O ingresso também dá direito à visitação à Estação Pinacoteca

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s