Contos de Andersen em Sombras na CAIXA

Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

Baseado nos contos de Hans Christian Andersen, o Grupo Caleidoscópio faz curtíssima temporada gratuita do espetáculo infantil Contos de Andersen em Sombras na CAIXA, nos dias 21 a 25 de outubro de 2015, na Caixa Cultural São Paulo (Pça da Sé, 111 – Centro – São Paulo). Com direção de João Bresser e trilha musical de André Abujamra e Du Moreira, o espetáculo traduz a magia, por meio do Teatro de Sombras, de cinco contos: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, Os Namorados, A Menina dos Fósforos e O Sapo. A entrada é franca e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Cada uma das histórias trata de um tema específico: exclusão, amor, pobreza, solidão, aventura e coragem são os motes para que as figuras entrem e saiam de cena, acompanhadas por uma trilha musical criada especialmente pelos dois artistas ímpares em suas áreas de atuação. Um clima de cinema mudo associado à beleza das figuras de Andersen, assim é o espetáculo do Grupo Caleidoscópio.

A opção de trabalhar com a técnica de Teatro de Sombras também pode ser creditada à magia de Andersen, porque seus contos parecem estar mergulhados em um mar de sonhos, e muitas vezes a sensação que se tem é a de um sonho dentro de outro sonho. Sendo assim, o Teatro de Sombras possibilita entradas e saídas de figuras simultâneas, sobreposição de imagens, deslocamentos surreais, mudanças de cores, luzes e sombras.

Sinopse:

Contos de Andersen em Sombras na CAIXA é um espetáculo que reúne cinco contos de Hans Christian Andersen: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, Os Namorados, A Menina dos Fósforos e O Sapo. Uma adaptação realizada para o Teatro de Sombras, sem a utilização das palavras, tal como um cinema mudo, em que imagens, figuras, silhuetas, luzes, sombras e músicas se unem para entreter e emocionar a plateia.

Grupo Caleidoscópio

Fundado por João Bresser em 2004, o primeiro trabalho foi o espetáculo O Fantástico Laboratório do Professor Percival que une o Teatro de Objetos com Ciências. Em 2006 a companhia estreou, com Teatro de Bonecos e música ao vivo, A vida mudada de um bicho mutante, inspirado na vida do curioso bicho-da-seda, uma metáfora poética sobre as realizações humanas. Em 2011 foi a vez de colocar em cena o Andersen sem Palavras e receber, por ele, o prêmio de melhor espetáculo “Sem Palavras” de 2011 concedido pela Revista Crescer.

Diretor

Formado pela Escola de Artes Indac e em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas na Universidade Cruzeiro do Sul, atuou nos espetáculos: “Pais e Filhos”, de Ivan Turguêniev, direção de Adolph Shapiro, da Mundana Companhia, “O Apagão, a Comédia”, de Peter Shaffer, direção de Zadoque Lopes, “A Alma Boa de Setsuan”, “O Beijo no Asfalto” e “Geração Trianon” com direção de Marco Antonio Braz, “Theatro de Brinquedo”, e “Submundo”, do Grupo Sobrevento, direção de Luiz André Cherubini.

Em televisão atuou nos Programas: “Retrato Falado”, “Aline”, “Tal Filho, Tal Pai”, “A Mulher do Prefeito”, e na minissérie “Amor em 4 atos” da Rede Globo. No curta-metragem “Os Fiéis”, direção de Danilo Solferini, e também nos filmes “O Casamento de Romeu e Julieta” e “Caixa 2”, direção de Bruno Barreto.

Dirigiu os espetáculos: “Jazmim”, do Ninas Núcleo Experimental e “O Coelho, o Menino e a Água”, produzido pelo Instituto Callis em 2009. Fundou o Grupo Caleidoscópio em 2003, é autor e ator do espetáculo “O Fantástico Laboratório do Professor Percival”, é autor e diretor dos espetáculos: “A vida mudada de um bicho mutante” e “Andersen sem Palavras.

Ficha Técnica:
Texto / Contos:
Hans Christian Andersen
Roteiro e Direção: João Bresser
Trilha Sonora Original: André Abujamra e Du Moreira
Figuras e Consultoria Artística: Valter Valverde
Desenhos: Regina Pessoa
Elenco: Cássia Carvalho, Erik Mureno, Fernanda Russo e Valter Valverde
Produção: Daniel Palmeira
Realização: JB Produções/Grupo Caleidoscópio

SERVIÇO:
Espetáculo “Contos de Andersen em Sombras na CAIXA”
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP
Quando: Temporada de 21 a 25 de outubro 2015 (quarta-feira a domingo)

Qua, qui e sex às 15h | Sáb às 16h e às 18h | Dom às 16h
Informações: 11 3321 – 4400
Lotação: 130 lugares
Quanto: Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo)
Duração: 50 minutos
Recomendação: 5 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Oficina de Teatro de Sombras (ministradas pelo artista Valter Valverde) / Debate:
Datas: 24 e 25 de outubro de 2015
Horário: às 13h30 (duração de 2h cada)
Inscrições pelo email: contato@grupocaleidoscopio.com.br
Capacidade: 30 vagas
Debates ao final das duas últimas apresentações sobre o processo criativo do espetáculo.

Por Márcia Marques / Daniele Valério – Canal Aberto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s