Exposição “A Viagem das Carrancas” na Pinacoteca do Estado

"Figura da proa", dp séc; XIX, de um autor desconhecido. Foto: Jorge Almeida
“Figura da proa”, dp séc; XIX, de um autor desconhecido. Foto: Jorge Almeida

A Pinacoteca do Estado de São Paulo está com a mostra “A Viagem das Carrancas” em exibição até o próximo dia 18 de outubro, domingo, e traz uma série de fotografias composta por 42 imagens, feitas por Marcel Gautherot, em parceria com Pierre Verger, em viagem ao litoral e interior da Bahia, onde registraram carrancas encontradas nas barcas do Rio São Francisco em 1946.

Além dos registros fotográficos, a exposição também exibe cerca de 40 carrancas entalhadas nas proas dos barcos, de coleções públicas e particulares, e também catálogos e livros sobre o assunto.

As fotografias que compõem a exposição foram publicadas nos mais importantes periódicos da época, como as revistas O Cruzeiro (1947), Sombra (1951) e Módulo (1955), além do livro “Brésil” (1950).

Entre os destaques estão a peça da barca Minas Gerais, a maior embarcação que já navegou o São Francisco, esculpida por Afrânio – o primeiro escultor de carrancas conhecido ainda no fim do século XIX; e também a figura esculpida na barca Americana por Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany (1882-1985), o escultor de carrancas mais conhecido e respeitado do país. Ele começou a entalhar carrancas em 1905 e essa foi a terceira da sua carreira, finalizada em 1907.

Outro item importante da exposição é o documentário “As Carrancas do São Francisco” (1974), de 11 minutos, de Julio Heilbron.

SERVIÇO:
Exposição: A Viagem das Carrancas
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, s/nº – Luz
Quando: até 18/10/2015 de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h); as quintas até às 22h.
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (estudantes e professores da rede privada); entrada gratuita para alunos e professores da rede pública (em excursão escolar); pessoas menores de 10 e maiores de 60 anos, a entrada é gratuita e para o público em geral, o acesso é gratuito aos sábados e a partir das 17h nas quintas. O ingresso também dá direito à visitação à Estação Pinacoteca

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s