Exposição “Histórias da Loucura – Desenhos do Juquery” no MASP

MASP recebe a exposição "História da Loucura - Desenhos do Juquery" até o próximo domingo. Foto: Jorge Almeida / Arquivo
MASP recebe a exposição “História da Loucura – Desenhos do Juquery” até o próximo domingo. Foto: Jorge Almeida / Arquivo

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) realiza até o próximo domingo, 11 de outubro, a exposição “Histórias da Loucura – Desenhos do Juquery”, que traz cerca de 100 desenhos feitos por internos do Hospital Psiquiátrico do Juquery, situado em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A mostra inaugurou o novo espaço expositivo do museu, no primeiro subsolo.

As obras eram parte da coleção do Dr. Osório César (1895-1979), fundador e diretor da Escola Livre de Artes Plásticas, que funcionou no hospital entre 1956 e meados da década de 1970. O especialista foi um dos primeiros a estudar e a cultivar o uso da arte como solução terapêutica em pacientes psiquiátricos.

O dr. Osório César já havia promovido exposições de desenhos e pinturas criados no Juquery, inclusive, com o MASP sediando duas delas – em 1948 e 1954. Em 1974, o médico – que foi casado com Tarsila do Amaral – doou sua coleção particular ao museu.

O título da mostra faz alusão ao livro “História da Loucura” (1961), do filósofo francês Michel Foucault, onde ele desenvolveu uma linhagem das ideias e práticas referentes à construção e manutenção da noção de loucura na história do Ocidente.

Dividida em duas salas, a mostra tem em uma dessas salas mais de 40 desenhos de Albino Braz, enquanto na outra sala, há obras de nomes como Pedro Cornas (o estudioso), Claudinha D’Onofrio, Augustinho H. Novais, Armando Natale, Marianinha Guimarães, J.Q., A. Donato de Souza, Pedro dos Reis, Augustinho, Sebastião Faria e de artistas desconhecidos.

Destaques para os desenhos de mulheres feitos em lápis sobre papel – “Sem título” -, de Albino Braz; “Sem Título (A Santa Ceia)” (1941), de Claudinha D’Onofrio; e “Sem Título (Ave-Maria)” (1901-1941), de Augustinho.

SERVIÇO:
Exposição: Histórias da Loucura – Desenhos do Juquery
Onde: Museu de Arte de São Paulo (MASP) – Avenida Paulista, 1578
Quando: até 11/10/2015; terça, quarta e de sexta a domingo, das 10h às 20h; quinta-feira, das 10h às 20h
Quanto: R$ 25,00; R$ 12,00 (estudantes, professores e acima de 60 anos; entrada gratuita para menores de 10 anos, e para o público em geral às terças-feiras e após às 17h nas quintas-feiras

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s