Exposição “Assim Vivíamos” na Caixa Cultural

"Idade Não É Problema" (1982), uma das imagens de Vladimir Lagrange em exposição na Caixa Cultural. Créditos: divulgação
“Idade Não É Problema” (1982), uma das imagens de Vladimir Lagrange em exposição na Caixa Cultural. Créditos: divulgação

A Caixa Cultural realiza até o próximo domingo, 20 de setembro, a exposição “Assim Vivíamos”, que apresente um conjunto de 65 registros em preto e branco captadas pelo fotógrafo Vladimir Lagrange, um dos maiores nomes vivos da fotografia da antiga União Soviética.

As imagens retratam um pouco do cotidiano de uma sociedade russa urbana e rural rodeada por confrontos bélicos soviéticos, e sem estéticas ideológicas, mas com ponto de vista único de testemunho sensível e humor inteligente de uma época marcada pela forte censura.

Vladimir Lagrange iniciou seus trabalhos de fotojornalista prestando serviços à agência TASS, a maior da imprensa soviética, aos 20 anos. O seu olhar humanista é um dos traços visíveis em sua produção, como pode ser conferida na imagem “Pombas da Paz” (1962).

Mas outros registros também merecem atenção, casos de “Galope” (1969), “Goleiro” (1961), “O Voo Interrompido” (1986) e “Idade Não É Problema” (1982)

SERVIÇO:
Exposição: Assim Vivíamos
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 20/09/2015; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s