Exposição “Africa Africans” no Museu Afro Brasil

"“Stupides et Inutiles”, um dos destaques da mostra "Africa Africans" no Museu Afro Brasil. Foto: Jorge Almeida
“Stupides et Inutiles”, um dos destaques da mostra “Africa Africans” no Museu Afro Brasil. Foto: Jorge Almeida

O Museu Afro Brasil realiza até o próximo domingo, 30 de agosto, a exposição “Africa Africans”, a maior mostra de arte contemporânea já realizada no Brasil. Com mais de 100 de obras de 20 artistas – além de algumas pertencentes ao museu e da coleção particular de Emanoel Araújo, a exposição apresenta instalações, vídeos, moda, esculturas, pinturas, além de promover encontro para discussões com artistas.

A mostra é focada na produção dos artistas africanos, sejam eles nascidos ou residentes no continente ou fora dele, e também os de origem africana.

A primeira etapa do Africa Africans aconteceu no último dia 17 de abril, parte do calendário da 39ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), onde o museu teve a honra de receber a mostra Africa Africans Moda e apresentou os trabalhos de cinco estilistas africanos: Palesa Mokubung (África do Sul); Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria); Jamil Walji’ (Quênia); Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões).

Entre os principais destaques da exposição está a monstruosa obra “The British Library”, do nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE, composta por mais de 6.200 livros coloridos encapados por tecidos dutch wax (“tecidos africanos”), e também a autobiográfica “Cloud Earth Twist”, do nigeriano Bright Ugochukwu Eke, que é desenvolvida em milhares de sacos plásticos cheios de água acidificada. Outra que também merece atenção é “Stupides et Inutiles” (foto), de 2007, de Aston, composta por madeira compensada, fios, diversos materiais plásticos, acrílica e metal.

SERVIÇO:
Exposição: Africa Africans
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10 – Parque Ibirapuera
Quando: até 30/08/2015*; de terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h); na última quinta-feira do mês, o horário é estendido para às 21h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às quintas-feiras e sábados

* Sujeita a alteração

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s