Dio: 30 anos de “Sacred Heart”

"Sacred Heart": o último trabalho do Dio a ter a presença de Vivian Campbell
“Sacred Heart”: o último trabalho do Dio a ter a presença de Vivian Campbell

Então, caros, aproveitando que falamos do Rainbow no post anterior, dessa vez vamos relembrar os 30 anos do lançamento de um álbum que teve a participação não de um, mas de dois ex-integrantes do Rainbow: Ronnie James Dio e Jimmy Bain. E o disco em questão é o “Sacred Heart”, o terceiro trabalho da banda Dio que completou três décadas de seu lançamento no último dia 15 de agosto.

Gravado no Rumbo Studios, em Los Angeles, Califórnia, o álbum chegou ao 29º na Billboard 200. Contudo, esse foi o último registro com a presença de Vivian Campbell na banda, uma vez que ele e Ronnie James Dio tiveram diversas divergências durante o processo de gravação e na turnê do álbum.

Antes de trabalharem no novo trabalho, Dio e sua trupe vinham de um excelente momento comercial com as vendagens expressivas dos dois primeiros álbuns – “Holy Diver” (1983) e “The Last In Line” (1984) – o que fez do Dio um dos grandes conjuntos do Metal. Em maio de 1985, Dio, Campbell e Bain participaram de um programa na rádio KLOS com fins beneficentes para ajudar o povo africano. Assim, eles compuseram uma música chamada “Stars” e capitanearam o projeto que levou o nome de “Hear ‘N’ Aid” e conseguiram reunir diversos vocalistas do rock para gravar a música. No final, conseguiram arrecadar aproximadamente um milhão de dólares para os favorecidos. O trabalho foi gravado e virou VHS, além de diversos outros itens, todos com finalidade filantrópica.

Depois do projeto, as atenções estariam voltado para o novo trabalho da banda. Contudo, as diferenças envolvendo Ronnie James Dio e Vivian Campbell vieram à tona, especialmente por conta de divergências financeiras reclamadas pelo guitarrista.

O disco foi lançado e a banda saiu em turnê ao longo de 1985 até janeiro de 1986. O cenário de palco era espetacular: com um enorme dragão com que o vocalista “duelava” na execução da faixa que dá o nome ao álbum. O grupo deu uma pausa nas apresentações durante três meses, mas as divergências entre Dio e Campbell seguiram à flor da pele, e o guitarrista foi demitido por não concordar a parte financeira do novo contrato para a segunda parte da turnê. Dessa forma, Vivian foi substituído por Craig Goldy. Com o novo guitarrista, a banda seguiu em turnê que terminou em outubro de 1986.

A capa do play, assinada por Robert Florczak que traz um dragão apelidado de Dean, mas nomeado pela banda como Denzil, no lugar de Murray, o mascote diabólico que aparece nas capas dos dois primeiros álbuns. Além disso, ainda contém a frase em latim: “FINIS PER SOMNIVM REPERIO TIBI SACRA COR VENEFICVS OSTIVM AVRVM”, que significa algo como: “junto às fronteiras dos sonhos, eu achei para ti o sagrado e venenoso coração e a porta dourada”.

No ano seguinte após o lançamento do álbum, foram lançados dois EP’s: “The Dio E.P.”, que contém a inédita “Hide In The Rainbow” e que serviu como “cartão de visitas” para apresentar Craig Goldy; e o clássico “Intermission”, que traz seis faixas gravadas ao vivo, sendo cinco com Vivian Campbell e uma com Goldy e que seria lançado originalmente como um álbum ao vivo (com mais faixas evidentemente), mas a gravadora recusou.

Quanto ao tracklist, alguns temas trazem a alcunha de clássicos absolutos, como a ótima faixa-título, que contém as características épicas das canções de Dio, especialmente o vocal perfeito. O resto do play evidencia muito o trabalho dos teclados, bem feito por sinal pelo excelente Claude Schnell. Vivian Campbell também ganha destaque no disco, especialmente em “King Of Rock And Roll“. Outra faixa que merece atenção pelo peso é “Like A Beat Of The Heart“. Já “Hungry For Heaven” é outra boa pedida, além do petardo “Rock And Roll Children”. Enquanto isso, temas como “Fallen Angel” e “Shoot Shoot” são menos inspiradoras e estão ali para “cumprir tabela”, pois, ambas não acrescentam em nada no álbum.

Em 2012, o trabalho foi relançado em CD duplo, onde o primeiro traz as nove faixas do trabalho original e o segundo apresenta todas as faixas de “Intermission” e mais os “B-sides” dos singles “Rock And Roll Children” e “Hungry For Heaven”, além de “Hide In The Rainbow”, que também fez parte da trilha sonora do filme “Iron Eagle” (1986).

Embora seja considerado “menos inspirador” que seus antecessores, “Sacred Heart” é um grande trabalho do Dio e fecha o primeiro ciclo iniciado pelo vocalista após a conturbada saída do Black Sabbath juntamente com Vivian Campbell, que hoje ganha a vida fácil no Def Leppard.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist do disco.

Álbum: Sacred Heart
Intérprete: Dio
Lançamento: 15 de agosto de 1985
Gravadora: Warner Bros. (EUA) / Vertigo (internacional)
Produtor: Ronnie James Dio

Ronnie James Dio: voz
Vivian Campbell: guitarra
Jimmy Bain: baixo
Vinny Appice: bateria
Claude Schnell: teclados

Angelo Arcuri: arranjos

CD 1:
1. King Of Rock And Roll (Appice / Bain / Campbell / Dio)
2. Sacred Heart (Appice / Bain / Campbell / Dio)
3. Another Lie (Dio)
4. Rock ‘N’ Roll Children (Dio)
5. Hungry For Heaven (Bain / Dio)
6. Like The Beat Of A Heart (Bain / Dio)
7. Just Another Day (Campbell / Dio)
8. Fallen Angels (Appice / Bain / Campbell / Dio)
9. Shoot Shoot (Appice / Bain / Campbell/ Dio)
CD 2 (versão deluxe):
1. Hide In The Rainbow (Dio)
2. We Rock (Dio)
3. The Last In Line (Bain / Campbell / Dio)
4. Like The Beat Of A Heart (Bain / Dio)
5. King Of Rock And Roll (Appice / Bain / Campbell / Dio)
6. Rainbow In The Dark (Appice / Bain / Campbell / Dio)
7. Sacred Heart (Appice / Bain / Campbell / Dio)
8. Time To Burn (Appice / Bain / Dio / Goldy / Schnell)
9. Rock ‘N’ Roll Children / Long Live Rock ‘N’ Roll / Man On The Silver Mountain (Dio)/(Dio/Blackmore)/(Dio/Blackmore)
10. We Rock (Dio)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s