Peça “Planeta Favela 11/09/4012”, da II Trupe de Choque, no Grajaú

Imagem da peça “Planeta Favela 11/09/4012”. Créditos: divulgação
Imagem da peça “Planeta Favela 11/09/4012”. Créditos: divulgação

O último espetáculo da II Trupe de Choque, Planeta Favela 11/09/4012, estreou em 27 de setembro de 2014 e seguiu em temporada até o final de novembro do mesmo ano. Agora retorna com uma curtíssima temporada de 18 de junho a 22 de agosto!

Com 15 atores sob a direção de Ivan Delmanto, que responde pela dramaturgia não linear, a peça se passa no planeta imaginário Bako-Favela no “eterno” dia 11 de setembro de 4012  e faz uma analogia do Brasil, a partir de quatro peças gregas: a trilogia de Sófocles – “Édipo em Colono”, “Antígona” e “Édipo Rei”; e “Os Sete Contra Tebas”, de Ésquilo, tragédia continuação da tríade.

A  dramaturgia e a encenação foi desenvolvida durante os dois últimos anos de a ocupação artística, empreendida pela II Trupe de Choque, em duas escolas públicas da região do Grajaú: Escola Estadual Prof Esther Garcia e Escola Estadual Prof Carlos Ayres -, além das

Textos teatrais de autores brasileiros foram estudados e colocados em choque, dinamitando o texto de origem e gerando o espetáculo que procurou decifrar os enigmas da formação histórica da sociedade brasileira. Ambas as escolas estaduais foram escolhidas como sedes para um projeto que trata da (de)formação do país por constituírem o espaço, por excelência, de formação de sujeitos da sociedade ocidental.

A metodologia de montagem do espetáculo Planeta Favela 11/09/4012 foi baseada na identificação das ações principais das quatro peças gregas e na improvisação a partir do confronto com o universo brasileiro. A iluminação utilizou materiais degradados e fontes alternativas de luz, ajudando a criar o panorama de ruínas que a peça apresenta. O figurino contou com uniformes de trabalho e roupas padronizadas. A direção por sua vez se caracterizou por aproveitar salas de aula, corredores, pátios e quadras como espaços cênicos

O enredo se passa em 4012 e investiga o mito do Brasil e seu “encontro marcado com o futuro” como uma miragem. “O país é um amontoado de ruínas e é representado a partir do ponto de vista da injustiça e da dominação. A apresentação se dá de uma forma diferente. As cenas inspiradas em “Os Sete Contra Tebas” e em “Édipo em Colono” são encenadas na primeira parte do espetáculo, havendo um intervalo de 15 minutos e seguindo com os momentos baseados em “Antígone” e “Édipo Rei”. Conduzido pelos atores, o público acompanhará o desenvolvimento das cenas percorrendo diferentes áreas de cada escola.

SINOPSE DO ESPETÁCULO PLANETA FAVELA 11/09/4012

A peça inicia-se com o levante das Bakhantes, primeiras habitantes de Bakho, planeta irmão e idêntico à Terra. Soterradas pela elite tebana, seus colonizadores, as Bakhantes, querem saber a verdade: quem congelou o tempo no eterno 11 de setembro de 4012? Acompanhamos o processo de investigação conduzido por estas “detetives selvagens” e a cada interrogatório a versão dos prisioneiros nos é revelada. Camada por camada da história de Tebas é escavada, em um percurso que retrocede, ano a ano, dia a dia, rumo ao passado, remontado a história do planeta Bakho.

O espetáculo da II Trupe de Choque, desenvolvido a partir da ocupação de duas escolas públicas da região do Grajau, reestréia com uma curta temporada!

Sempre aos sábados às 18h
Dias 18 e 25 de julho e 1, 8, 15 e 22 de agosto.

São 15 vagas por apresentação

Retirada de senhas uma hora antes do início do espetáculo (às 17h)

Início
Na E.E. Prof Carlos Ayres
Av. D. Belmira Marin, 595 – Grajaú
(Próximo à estação terminal Grajaú da CPTM da linha 9-Esmeralda, a 30 min. da estação Pinheiros)
Estacionamento no local. No caso de uso, avisar a produção: 3562-7720

Término
Na E.E. Prof Esther Garcia
Rua Antonio Carlos Benjamin, 858 – Jd Myrna
Van disponível para a estação Grajau ao final da apresentação

Recomendamos vir bem agasalhado e avisamos que, em caso de chuva, o espetáculo pode ser cancelado.

Créditos: Samira Pissinatto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s