Exposição “Orson Welles Entre o Povo Brasileiro” no Museu Afro Brasil

Vista parcial das fotografias que Chico Albuquerque registrou sobre a passagem de Orson Welles no Brasil em exposição no Museu Afro Brasil
Vista parcial das fotografias que Chico Albuquerque registrou sobre a passagem de Orson Welles no Brasil em exposição no Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil promove até o dia 26 de julho a exposição “Orson Welles Entre o Povo Brasileiro”, que traz cerca de 30 imagens de Chico Albuquerque que registrou a passagem do cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985) pelo Brasil no início da década de 1940 durante as filmagens do documentário “It’s All True” (“É Tudo Verdade”) que nunca foi finalizado.

Chico Albuquerque, um dos pioneiros da fotografia publicitária no Brasil, registrou os bastidores das filmagens realizadas pelo cineasta em uma comunidade de pescadores de Fortaleza. E, consequentemente, ao fazer o “making off” do trabalho, produziu as fotos que seriam usadas para a divulgação na imprensa, cartazes e fôlderes.

Na década de 1940, quatro pescadores brasileiros navegaram, a bordo de uma jangada, entre as cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro. O quarteto queria protestar e chamar atenção do então presidente Getúlio Vargas para a situação famélica em que viviam os pescadores cearenses. Através de um artigo da revista semanal Time, o caso chegou ao conhecimento de Orson Welles.

O cineasta viu que essa viagem homérica mais uma história para seu filme “It’s All True”, que seria patrocinado pelo governo norte-americano. No início de 1942, ele registrou o carnaval carioca e tentou reconstituir a chegada dos jangadeiros ao Rio de Janeiro. Mas algo deu errado: a jangada virou e os quatro pescadores foram lançados ao mar; três se salvaram, mas o corpo de um deles nunca foi encontrado. Mesmo assim, as filmagens continuaram em Fortaleza, onde Welles passou seis semanas.

Orson Welles foi o diretor do clássico “Cidadão Kane” (1941), considerada pelos críticos da época como o melhor filme de todos os tempos.

Além das fotografias, a mostra traz um filme de 1942 intitulado “Quatro Homens em Uma Jangada”, que tem 46 minutos de duração e foi editado em 1993.

SERVIÇO:
Exposição: Orson Welles Entre o Povo Brasileiro
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10 – Parque Ibirapuera
Quando: até 26/07/2015*; de terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h); na última quinta-feira do mês, o horário é estendido para às 21h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às quintas-feiras e sábados

* Sujeita a alteração

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s