Galeria Jorge Mancini

Farda utilizada em luta pelo combatente Antônio de Paula Mendonça (1912-2007): as peças foram doadas pelas filhas. Foto: Jorge Almeida
Farda utilizada em luta pelo combatente Antônio de Paula Mendonça (1912-2007): as peças foram doadas pelas filhas. Foto: Jorge Almeida

Aproveitando que muitos paulistanos estão desfrutando do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 (com direito a emendar o feriado), que tal abordarmos sobre um espaço pouco conhecido na capital paulista que é dedicado à revolução. Me refiro à Galeria Jorge Mancini, espaço permanente e referencial da Revolução de 32, instalada na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).

O espaço traz o nome do Capitão Jorge Mancini (1900-1993), um dos seis irmãos da família Mancini que voluntariou-se ao Exército Constitucionalista. Além disso, o capitão foi fundador e presidente da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo. O acervo inicial foi doado ainda em vida por Mancini à AFPESP.

Reinaugurada em 5 de julho de 2013, a galeria apresenta

Na galeria, o público tem uma noção sobre a Revolução desde o seu início até o término através de quadros, fotografias, material de propaganda militar, objetos bélicos, uniformes, capacetes, honrarias, medalhas e documentos raros, incluindo imagens dos membros da própria família Mancini e uma prateleira com 40 livros relacionados à Revolução de 32.

O local recebe, além de visitas individuais, grupos de estudantes e tem condições ideias para receber o público interessado.

SERVIÇO:
Galeria Jorge Mancini – Espaço Permanente e Referencial da Revolução de 32
Onde: Rua Venceslau Brás, 206 – Centro
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Quanto: entrada gratuita (obrigatória apresentação de documento oficial dotado de fotografia)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s