Exposição “Piero Manzoni” no MAM

A escultura de madeira "Base Magica – Scultura Vivente", um dos destaques da mostra em homenagem a Piero Manzoni no MAM. Foto: Jorge Almeida
A escultura de madeira “Base Magica – Scultura Vivente”, um dos destaques da mostra em homenagem a Piero Manzoni no MAM. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte Moderna promove até o próximo domingo, 21 de junho, a exposição “Piero Manzoni”, que traz uma panorâmica do artista italiano Piero Manzoni (1933-1963), considerado um dos mais relevantes artistas do pós-guerra.

A mostra é a primeira retrospectiva de Piero na América Latina. O artista já participou de duas bienais em São Paulo. E, assim, na Sala Paulo Figueiredo, há obras que hoje são consideradas exemplos do espírito radical das vanguardas europeias dos anos 1950 e 1960.

Manzoni, além de artista plástico, escreveu textos, fundou uma revista e uma galeria e participou de grupos e movimentos. E, em seus textos, é notório associar a mitologia individual que destacava a imagem que ele construiu de si mesmo.

Apesar de ter vivido pouco tempo (morreu antes mesmo de completar 30 anos), Piero Manzoni deixou um legado que marcou profundamente o século XX. Sua produção pôs em xeque os julgamentos fundamentais das artes visuais.

Em meio aos destaques estão “Base Magica – Scultura Vivente” (foto), escultura de madeira de 1961; e “Merda d’Artista” (1961), composta por latas de conteúdo indeterminado, rotuladas, numeradas e datadas como um alimento industrializado. Aliás, os críticos consideram esse trabalho como uma espécie de “Fountain” (1917), célebre obra de Marcel Duchamp que traz a figura de um urinol de porcelana branco considerada uma das mais importantes do dadaísmo francês.

SERVIÇO:
Exposição: Piero Manzoni
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) – Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 3
Quando: até 21/06/2015; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00; entrada gratuita para o público em geral aos domingos e para menores de 10 anos e maiores de 65

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s