Começa hoje a Copa América 2015

Copa América 2015: competição começa hoje no Chile. Crédito: divulgação
Copa América 2015: competição começa hoje no Chile. Crédito: divulgação

A 44ª edição da Copa América terá início na noite desta quinta-feira (11) no Estádio Nacional, em Santiago, quando a seleção anfitriã, o Chile, medirá forças contra o Equador. A partida inaugural do certame será válida pelo grupo A que, além dos dois selecionados, têm as presenças de México e Bolívia, que se enfrentam amanhã.

A competição terá a participação das dez seleções filiadas à Conmebol, além de México e Jamaica como convidadas. O campeão terá direito a participar da Copa das Confederações de 2017 na Rússia, exceto se o vencedor for uma das duas seleções convidadas, que, no caso, a vaga passará para o sulamericano melhor colocado.

O torneio, que a princípio seria sediado no Brasil (o que não acontece desde 1989), será realizado no Chile por conta dos grandes eventos esportivos realizados em solo tupiniquim nesta década – Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e ainda haverá os Jogos Olímpicos de 2016.

Além do país-sede no grupo A, Argentina e Brasil serão os cabeças-de-chave nos grupos B e C, respectivamente. Atual campeão e maior detentor de títulos da competição com 15 conquistas, o Uruguai disputará com o rival do outro lado do Rio da Prata o complicado grupo B que, além das duas seleções, tem o Paraguai ainda que pode surpreender.

O time comandado por Dunga é o principal favorito para ficar com o primeiro lugar do grupo C, mas terá pela frente um adversário que deu muito trabalho para a seleção canarinho no último Mundial, a Colômbia. Enquanto isso, Peru e Venezuela são os “azarões” do grupo.

No grupo do Chile, a La Roja tem grandes chances de ficar com uma das vagas para as quartas-de-final, pois, além de ter um bom time montado por Jorge Sampaoli, os chilenos terão o apoio da torcida. México e Equador também têm chances. A Jamaica, a única equipe estreante no torneio, não deve oferecer muita resistência aos demais adversários do grupo.

Para as quartas-de-final, além dos campeões e vice de cada grupo, os dois melhores terceiros colocados também se classificam. E, a partir de então, são jogos únicos eliminatórios até a final, que será disputada no dia 4 de julho.

A seguir, a relação das partidas da primeira rodada da Copa América.

Data – Jogo – Local:
11/06/2015 – Chile x Equador – Estádio Nacional, Santiago
12/06/2015 – México x Bolívia – Estádio Sausalito, Viña del Mar
13/06/2015 – Uruguai x Jamaica – Estádio Regional de Antofagasta, Antofagasta
13/06/2015 – Argentina x Paraguai – Estádio La Portada, La Serena
14/06/2015 – Colômbia x Venezuela – Estádio El Teniente, Rancagua
14/06/2015 – Brasil x Peru – Estádio Municipal Germán Becker, Temuco

Por Jorge Almeida

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s