Exposição “Rastros 1 (Traces)” no MIS

Mapa que mostra a região em que os antepassados de Roberto Frankenberg foram assassinados durante o Holocausto. Foto: Jorge Almeida
Mapa que mostra a região em que os antepassados de Roberto Frankenberg foram assassinados durante o Holocausto. Foto: Jorge Almeida

O Museu da Imagem do Som (MIS) realiza até o próximo domingo, 14 de junho, a exposição “Rastros 1 (Traces)”, que apresenta cerca de 30 fotografias do gaúcho Roberto Frankenberg, que resgata a história de seus antepassados que foram assassinados durante o Holocausto. A exposição faz parte da quarta edição do Maio Fotografia do MIS.

Os registros de Frankenberg foram produzidas ao longo de inúmeras viagens do fotógrafo pelos campos de concentração em Sobibor – onde seus avós paternos foram mortos -, Majdanek, Treblinka e Auschwitz-Birkenau, localidades onde muitos de seus familiares foram mortos.

As imagens de Roberto mostram lugares afastados de cidades, rodeados de matas, construções e ruínas, enfim, sem rastros, somente floresta, monumentos, clareiras e placas comemorativas.

O fotógrafo relatou que, ao passar por essas locais “onde as cinzas e o sangue se misturaram com terra”, sentiu uma “dimensão invisível, difícil de explicar”.

Entre as imagens, por exemplo, há uma que exibe o campo de extermínio de Sobibor, na Polônia, próximo da fronteira com a Ucrânia, onde era a área das câmeras de gás.

SERVIÇO:
Exposição: Rastros 1 (Traces)
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 14/06/2015; de terça a sábado, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às terças

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s