Wolfsburg: campeão da Copa da Alemanha 2014/2015

Jogadores do Wolfsburg comemoram a conquista da inédita Copa da Alemanha. Créditos: Reprodução/Facebook
Jogadores do Wolfsburg comemoram a conquista da inédita Copa da Alemanha. Créditos: Reprodução/Facebook

O VfL Wolfsburg conquistou neste sábado (30) a Copa da Alemanha 2014-2015 ao vencer, de virada, o Borussia Dortmund por 3 a 1 no Estádio Olímpico de Berlim. O time de Jürgen Klopp começou na frente com Aubameyang, mas Luiz Gustavo, De Bruyne e Dost anotaram os gols que garantiram aos Lobos o primeiro caneco da competição em toda sua história.

O jogo nem começara direito e o Borussia já abria o placar aos cinco minutos com Aubameyang. Kagawa cruzou da direita e o camisa 17, de primeira, chutou cruzado. O Wolfsburg tentou dar o troco imediatamente aos 7. Dost ajeitou para Perišić, que chutou no canto, mas Langerak se esticou e evitou o empate. O time aurinegro trocava passes, era mais eficiente e desperdiçou excelente oportunidade aos 18 com Reus, que saiu na cara de Benaglio e finalizou por cima.

E, mais uma vez, aquela máxima do futebol veio à tona: quem não faz toma. Aos 22, em cobrança de falta ensaiada, Naldo soltou a bomba, Langerak não segurou e Luiz Gustavo, desmarcado, pegou o rebote e empatou a decisão. A partida seguiu bem equilibrada com as duas equipes aparecendo bastante no ataque. Mas os Lobos tinham De Bruyne. Aos 32 minutos, o belga da camisa 14 finalizou rasteiro de fora da área no canto do arqueiro e virou o jogo para o Wolfsburg.

Sucumbido de marcar De Bruyne, Reus cometeu falta dura no adversário e se complicou com a imposição de marcá-lo. Pois, aos 37, Dost aproveitou o cruzamento da direita e, beneficiado pela ausência de Reus no setor em virtude da marcação no atacante belga, o holandês tirou proveito e usufruiu de sua principal virtude: o cabeceio para ampliar a vantagem dos Lobos antes do intervalo. E a Abelha ainda tentou amenizar o prejuízo aos 43. Kagawa trabalhou bem pela esquerda e cruzou, mas Albameyang, livre, chutou por cima.

Na etapa complementar, o equilíbrio prevaleceu. A primeira oportunidade foi do Wolfsburg. De Bruyne deu excelente passe para Caligiuri, mas o meia tentou bater no canto e Langerak salvou a pátria. Depois foi a vez de Kagawa se esticar todo em um cruzamento dentro da área e a bola pega no pé da trava e vai para fora. Grande chance.

Com a boa vantagem, o Wolfsburg passou a trabalhar mais a posse de bola. Já o Borussia Dortmund tentava correr atrás do prejuízo. Aos 11, Reus finalizou com a redonda pingando na área e mandou rente à meta de Benaglio. No entanto, os Lobos estavam dispostos para liquidar a fatura mesmo assim. Aos 20, Caligiuri saiu na frente do goleiro e bateu rasteiro para Langerak defender com uma mão só. E a equipe de Jürgen Klopp tentou mais uma vez com Mikhitaryan aos 26. O camisa 10, da entrada da área, buscou o canto, mas Benaglio buscou e encaixou.

Apesar do esforço, o Dortmund não conseguia compenetrar na defesa do Wolfsburg, que soube segurar muito bem as investidas das Abelhas. Aos 42, Aubameyang cobrou falta com força por cima da barreira e o goleirão suíço espalmou para escanteio. Já nos acréscimos, Mikhitaryan fez a última tentativa ao pegar a sobra e mandar para fora. E, para tristeza da torcida aurinegra, a despedida do Jürgen Klopp foi amargurada com o vice-campeonato da DFB-Pokal, como é chamada a Copa da Alemanha. Fim de jogo em Berlin, Borussia Dortmund 1, Wolfsburg 3.

A decisão da Copa da Alemanha entre Borussia Dortmund e Wolfsburg prometia ser bastante equilibrada. E foi. No começo do jogo, a equipe aurinegra parecia disposta a garantir o caneco logo de cara com o gol de Aubameyang aos cinco minutos. Com mais volume durante a primeira parte da etapa inicial, o Borussia perdeu oportunidades que poderiam deixá-lo em uma situação confortável. Contudo, do outro lado, o Wolfsburg tinha a seu favor o talento do belga De Bruyne, que foi o responsável pela virada do placar. Aliás, no gol de empate dos Lobos, o sistema defensivo do Dortmund falhou miseravelmente ao deixar Luiz Gustavo sem marcação e finalizar com a maior tranquilidade do mundo. Então, na tentativa de não deixar De Bruyne à vontade no jogo, Reus ficou encarregado de marcá-lo. Mas, devido a isso, não pode estar onde deveria (marcando o perigoso Bas Dost) sua equipe sofreu o revés do grandalhão holandês. No segundo tempo, os comandados de Dieter Hecking, embora tenham sofrido alguns sustos, conseguiram “cozinhar o galo” e segurar o resultado que rendeu ao clube o seu segundo título nacional em seus quase 70 anos de existência.

A seguir, o resumo da campanha do campeão e a ficha técnica do jogo do título.

Primeira fase:
17/08/2014 – SV Darmstadt 98 (4)0x0(5) Wolfsburg – Estádio de Böllenfalitor
Segunda fase:
29/10/2014 – Wolfsburg 4×1 Heidenheim – Volkswagen Arena
Terceira fase:
04/03/2015 – Red Bull Leipzig 0x2 Wolfsburg – Red Bull Arena
Quartas-de-final:
07/04/2015 – Wolfsburg 1×0 Freiburg – Volkswagen Arena
Semifinal:
29/04/2015 – Arminia Bielefeld 0x4 Volfsburg – Bielefelder Aim
Final:
30/05/2015 – Borussia Dortmund 1×3 Wolfsburg – Estádio Olímpico de Berlim

FICHA TÉCNICA: BORUSSIA DORTMUND 1×3 WOLFSBURG
Competição/fase: Copa da Alemanha 2014-2015 – final (jogo único)
Local: Estádio Olímpico, Berlim, Alemanha
Data: 30 de maio de 2015 – 14h (horário de Brasília)
Árbitro: Felix Brych
Cartões Amarelos: Schmelzer e Mikhitaryan (Borussia Dortmund); Vieirinha e De Bruyne (Wolfsburg)
Gols: Aubameyang, aos 5 min; Luiz Gustavo, aos 22 min; De Bruyne, aos 33; e Dost, aos 38 min do 1º tempo
BORUSSIA DORTMUND: 22.Langerak; 37.Durm (16.Blaszczykowski), 15.Hummels, 4.Subotić e 29.Marcel Schmelzer; 5.Sebastian Kehl (26.Lukasz Piszczek), 8.Gündoğan, 7.Shinji Kagawa, 10.Henrikh Mikhitaryan; 11.Reus (9.Immobile) e 17.Aubameyang. Técnico: Jürgen Klopp
WOLFSBURG: 1.Benaglio; 8.Vieirinha, 25.Naldo, 5.Timm Klose e 34.Ricardo Rodríguez; 22.Luiz Gustavo, 27.Arnold (17.Schürrle) e 7.Caligiuri (15.Träsch) e 9.Perišić (23.Guilavogui); 14.Kevin De Bruyne e 12.Bas Dost. Técnico: Dieter Hecking

Parabéns ao VfL Wolfsburg-Fußball GmbH pela conquista.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s