Exposição “Tomie Ohtake 100-101” no Instituto Tomie Ohtake

Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição póstuma à artista japonesa que dá nome ao espaço. Foto: Jorge Almeida / Arquivo
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição póstuma à artista japonesa que dá nome ao espaço. Foto: Jorge Almeida / Arquivo

O Instituto Tomie Ohtake apresenta até o dia 7 de junho de 2015 a exposição “Tomie Ohtake 100-101”, que exibe 30 obras criadas pela artista que dá nome à instituição realizada entre os seus 100 e 101 anos de vida. A curadoria da mostra é de Paulo Miyada.

A exposição apresenta, majoritariamente, pinturas monocromáticas, que é iniciada por uma série branca e, depois, por uma série de cores. Além disso, há esculturas em metal, cujo gesto manual do método, é destacado pelas curvas e torções.

Em seu último ano de vida, Tomie Ohtake, segundo Miyada, “retornou ainda mais uma vez ao jogo com sobras e seus ensinamentos” ao construir as telas monocromas esplêndidas, maciças e estruturadas pela ausência de luz, e ainda, conforme explica o curador, “aplicou espessas camadas de tinta a tal ponto de fazer o plano de fundo da tela uma topografia repleta de acidentes e descontinuidades”.

Se ainda estiver disponível, vale a pena conferir o flyer da mostra que traz, na íntegra, o belo pronunciamento de Agnaldo Farias no velório de Tomie Ohtake, em 13 de fevereiro de 2015.

SERVIÇO:
Exposição: Tomie Ohtake 100-101
Onde: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros
Quando: até 07/06/2015; de terça a domingo, das 11h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s