Exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola” no CCBB

Exposição reúne obras de Pablo Picasso e de outros artistas espanhóis. Foto: Jorge Almeida
Exposição reúne obras de Pablo Picasso e de outros artistas espanhóis. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil realiza até o próximo dia 8 de junho a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que exibe 85 trabalhos de artistas espanhóis que “confrontam” com 30 obras de Pablo Picasso. A mostra ocupa cinco espaços (quatro andares e subsolo) do histórico prédio do CCBB.

A mostra apresenta esculturas, desenhos, esculturas, pinturas e vídeos de nomes como Maria Blachard, Salvador Dalí, Joan Miró, entre outros. Vinda diretamente do Museu Reina Sofia, de Madri, a exposição ainda exibe esboços da grande tela de “Guernica”, de Picasso.

A exposição é dividida por temas. No quarto andar, por exemplo, há obras relacionadas às temáticas “Referências” e “Picasso, Variações”, onde o público pode conferir obras como “O Pintor e a Modelo” (1963). Já no pavimento abaixo, os assuntos abordados são “O Monstro” e “A Tragédia”, que traz “Cabeça de Cavalo. Esboço para ‘Guernica’”, de 2/05/1937. O segundo andar, por sua vez, exibe obras que estão associadas aos temas “Ideia e Forma”, “Lirismo, Signo e Superfície” e “Realidade e Suprarrealidade”. Enquanto isso, no primeiro andar, em “Guernica Interativo”, o público pode, com o uso de uma lanterna, apontar sobre a reprodução da famosa obra para revelar os estudos, há também o espaço “Audiovisual. Picasso: do Minotauro à Guernica” e o “Espaço Sensorial”. No mesmo andar, tem um painel cronológico com poéticas, fatos, lugares e cronologia da Espanha e do Brasil, entre 1910 e 1963 e o material em vídeo, com 15’16 de duração, que contém parte do filme “Guerra Civil Espanhola”. E, finalmente, no subsolo, os nichos “Natureza E Cultura” e “Rumo a Outra Modernidade”.

A exposição está bem requisitada e, por isso, pede-se paciência a quem for visitá-la. Mas quem estiver na fila, não ficará entediado, pois, enquanto as pessoas aguardam na fila, na área externa do CCBB, uma equipe de educadores da instituição realizará diversas intervenções artísticas, cujo objetivo é dialogar com o conteúdo da mostra.

SERVIÇO:
Exposição: Picasso e a Modernidade Espanhola
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 08/06/2015; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s