Exposição “70 Anos do Fim da 2ª Guerra Mundial” no Memorial da América Latina

"Combates do Exército Vermelho nos Arredores de Stalingrado" na exposição que aborda os 70 anos do fim da II Guerra Mundial no Memorial da América Latina
“Combates do Exército Vermelho nos Arredores de Stalingrado” na exposição que aborda os 70 anos do fim da II Guerra Mundial no Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina está com a exposição “70 Anos do Fim da 2ª Guerra Mundial” em exibição na Biblioteca Latinoamericana Victor Civita até o próximo dia 6 de junho. A mostra apresenta imagens que resumem o maior conflito militar da história da humanidade que ocorreu entre 1939 e 1945, que envolveu 62 das 73 nações existentes na época, ou seja, cerca de 80% da população terrestre.

Composta por fotografias de operações, da ambientação dos personagens reais, dos bombardeios aéreos, as táticas bélicas de cada lado, os flagrantes pontuais no campo de batalha, os oficiais alemães prisioneiros, os encontros diplomáticos, além de alguns recortes, panfletos, charges e cartazes sobre o assunto, oriundas do Museu Central da Grande Guerra Patriótica, da Rússia.

Conhecida pelos russos como “Grande Guerra Patriótica”, a mostra foi inaugurada há exatas sete décadas que os alemães assinavam a rendição incondicional, a 8 de maio de 1945, e exibe imagens raras extraídas dos antigos arquivos soviéticos e enfatizam especificamente a Batalha de Stalingrado, que ocorreu entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, ou seja, durou 200 dias e 200 noites.

Esse combate foi crucial para os rumos do conflito, pois, com o triunfo das tropas soviéticas, a guinada dos aliados deu-se inicio. Contudo, o saldo foi nada satisfatório: mais de dois milhões de mortos e feridos, entre militares e civis. Ao todo, a Segunda Guerra Mundial deixou mais de 50 milhões de mortos, os civis eram a maioria, incluindo nesse contexto o Holocausto dos judeus e as operações de limpeza étnica.

Entre as imagens que chamam atenção estão a de uma “Criança vítima de distrofia” e “Combates do Exército Vermelho nos Arredores de Stalingrado” (foto).

SERVIÇO:
Exposição: 70 Anos do Fim da 2ª Guerra Mundial
Onde: Memorial da América Latina – Biblioteca Latinoamericana Victor Civita – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portões 1, 2 e 5 – Barra Funda
Quando: até 06/06/2015; de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 15h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s