Analisando “Legítimo Aquariano”, de Thiago Colli

"Legítimo Aquariano": o álbum de estreia do cantor paulistano Thiago Colli
“Legítimo Aquariano”: o álbum de estreia do cantor paulistano Thiago Colli

Legítimo Aquariano” é o álbum primogênito do cantor paulista Thiago Colli. Há anos na cena musical paulistana, Colli usou todas as suas boas influências para aplicar neste belíssimo trabalho lançado em 2012.

O disco fica entre o Rock e a MPB, porém, independentemente do gênero, as músicas são boas e atuais.

Uma curiosidade sobre o registro é que, além de compor todas as letras e arranjo, a produção também ficou a cargo do próprio músico.

O que me chamou a atenção no álbum foi a qualidade das músicas, a simplicidade nas letras e a forma que ele retrata as diversas situações que vivemos no nosso cotidiano. Dentro delas, acompanhadas de algumas metáforas que só escutando para entender mesmo.

Não pulo uma faixa porque, para um trabalho lançado apenas três anos, me agradou muito pelo fato de ter instrumentos não tão presentes hoje nas músicas contemporâneas ao disco. Outro detalhe que não posso deixar de mencionar é o uso de backing vocals no mesmo estilo de bandas como O Terço, 14 Bis, Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia, que usavam em suas músicas nas décadas de 1970 e 1980, e que, hoje em dia, também é difícil de encontrar.

Acredito que por existir estes elementos no álbum, me fez gostar logo de cara dele, pois, confesso que não escuto muita novidade, na verdade, as “coisas novas” que ouço são “velhas”, mas este, de fato, me conquistou imediatamente.

O álbum tem 11 faixas, muitas delas abordam assuntos amorosos, daqueles que, com certeza, em um desses temas, você se identificará, nem que seja com uma das situações expostas nas músicas, como por exemplo em “Só Seu”, que fala de um casal que, por mais que tenham desencontros, se conhecem há muito tempo, até mesmo antes de nascer o seu romance existiu toda uma amizade, fazendo com que a pessoa em questão queira ter apenas ela ao seu lado, ou em “Amor 3X4” que retrata a história de dois amigos sendo um deles apaixonado e talvez ela por ele também, outro caso pode ser exemplificado em “Último Segredo” que fala sobre o cotidiano, das brigas, desavenças e amores de um casal. Tem também a faixa “Retrovisor” que é uma das minhas preferidas, aliás, é uma música calma, e essa calma vem acompanhada da sutileza de sua letra e de seus arranjos. Fala de um cara que tem medo de perder quem gosta novamente como já aconteceu um dia e cada dia que passa ele preza mais por este amor.

Se você gosta de conhecer músicas novas, novos cantores, este é um disco obrigatório em sua futura playlist. A novidade que ele traz é simples: aquele visual sonoro clássico, mas original e dentro do nosso tempo.

Tracklist:

  1. Legítimo Aquariano (Thiago Colli)
  2. Só Seu (Thiago Colli)
  3. O Novo, O Incomum e o Incorreto (Thiago Colli / Helton Oliveira)
  4. Retrovisor (Thiago Colli)
  5. Sagrado (Thiago Colli)
  6. Lia (Thiago Colli)
  7. Bobagens (Thiago Colli)
  8. Amor 3X4 (Thiago Colli)
  9. Mocassins (Thiago Colli)
  10. Você em Mim (Thiago Colli)
  11. Último Segredo (Thiago Colli)

Ouça:
http://www.deezer.com/album/6020180

Por Thiago Woody

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s