Exposição de livros de Eduardo Galeno no Memorial da América Latina

Caricatura de Eduardo Galeano, escritor uruguaio que morreu no último dia 13 de abril e homenageado no Memorial da América Latina. Foto: Jorge Almeida
Caricatura de Eduardo Galeano, escritor uruguaio que morreu no último dia 13 de abril e homenageado no Memorial da América Latina. Foto: Jorge Almeida

O Memorial da América Latina apresenta até o próximo dia 30 de maio a exposição de livros de Eduardo Galeno para homenagear o escritor e jornalista uruguaio morto no último dia 13 de abril, aos 74 anos.

Deslumbrado pela América Latina, Galeano foi pano de fundo recursivo no seu esforço de dar voz, numa maneira que flerta com a prosa poética, aos esquecidos pela História oficial.

Com uma vasta obra e um dos intelectuais latino-americanos mais lidos no mundo, Eduardo Galeano participou da vida intelectual do Memorial, desde 1989, ano de fundação do projeto arquitetado por Oscar Niemeyer. O escritor deu palestras, foi membro do Conselho Editorial, além de ter escrito na revista Nossa América.

Então, como forma de homenageá-lo, a Biblioteca Latino-Americana expõe em uma vitrine 29 obras do autor, em português e espanhol, selecionadas de seu acervo, além de cinco caricaturas. Entre os livros expostos, por exemplo, estão o clássico “As Veias Abertas da América Latina” (1971) – que Barack Obama recebeu de presente de Hugo Chávez na 5ª Cúpula das Américas em 2009 – e “Futebol ao Sol e à Sombra” (1995).

SERVIÇO:
Exposição de livros de Eduardo Galeano
Onde: Saguão da Biblioteca Latino-Americana do Memorial – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Quando: até 30/05/2015; de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 15h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s