“É Campeão!” – Um resumo dos campeões estaduais de 2015      

Às vésperas do início do Brasileirão, parte dos campeonatos estaduais tiveram seus campeões proclamados neste final de semana
Às vésperas do início do Brasileirão, parte dos campeonatos estaduais tiveram seus campeões proclamados neste final de semana

No final de semana que antecede o começo do Campeonato Brasileiro 2015, alguns estaduais tiveram os seus campeões proclamados. Dos Estaduais das 27 unidades da Federação e do Distrito Federal, 14 encerraram-se neste sábado e domingo.

No sábado, o América de Natal derrotou o ABC no Frasqueirão por 1 a 0 com gol do zagueiro Flavio Boaventura, o Mecão faturou o 35º título potiguar. Como havia empatado em 1 a 1 o jogo de ida, o América levou a melhor no agregado. A partida ficou marcada pela falta de energia no último minuto dos acréscimos e também pela queda do alambrado provocado pela torcida alvirrubra.

No mesmo dia, pelo Candangão, o Gama venceu o Brasília novamente na Arena Mané Garrincha. Dessa vez por 1 a 0 e conquistou pela 11ª vez o Campeonato Brasiliense. O Periquito Verde havia superado o adversário no primeiro jogo da decisão por 3 a 0.

Enquanto isso, no Maranhão, o Imperatriz bateu o Sampaio Corrêa por 3 a 1 e faturou o Campeonato Maranhense, como fez 4 a 3 no placar agregado contra a Bolívia Querida, o Cavalo de Aço é campeão estadual pela segunda vez em sua história.

Já no domingo, o Santos venceu o Palmeiras nos pênaltis por 4 a 2 na Vila Belmiro. No tempo regulamentar, o Peixe havia derrotado o alviverde por 2 a 1 e igualou a decisão em 2 a 2 no agregado. Com o título, o 21º da história, o Santos se consolida como o maior campeão paulista do século XXI, com seis conquistas.

No Rio de Janeiro, o Vasco acabou com o tabu de 12 anos sem títulos estaduais e conquistou o Campeonato Carioca ao derrotar o Botafogo por 2 a 1 no Maracanã. O Gigante da Colina jogava pelo empate por ter triunfado o primeiro jogo por 1 a 0.

Em Minas Gerais, a Caldense esteve perto de fazer história, invicta até o segundo e decisivo jogo, o time de Poços de Caldas foi derrotado pelo Atlético Mineiro por 2 a 1 depois de ter arrancado um empate em 0 a 0 no Independência na semana anterior. O gol do título do Galo foi marcado por Jô em posição de impedimento.

No Campeonato Gaúcho, o Internacional levou a melhor sobre o Grêmio no Beira-Rio. Com gols de Nilmar e Valdívia para os Colorados, enquanto Giuliano descontou para o Tricolor dos Pampas, o Inter conquistou o pentacampeonato depois de 42 anos e ainda manteve o rival no jejum.

Em Santa Catarina, Joinville e Figueirense empataram os dois jogos da decisão do Campeonato Catarinense em 0 a 0. Com o empate na Arena Joinville, a comemoração foi feita pelo JEC. Porém, o título não pode ser homologado, de acordo com medida cautelar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC). Portanto, todas as atenções ficam para o julgamento no TJD nesta terça-feira, que vai analisar o caso de irregularidade do jogador André Krobel.

O campeonato paranaense teve o Operário de Ponta Grossa como o grande vencedor. O Fantasma, como é conhecido a equipe, surpreendeu ao derrotar o Coritiba, maior vencedor da competição, nos dois jogos da decisão: 2 a 0 em casa e 3 a 0 em pleno Couto Pereira.

O Bahia surpreendeu o seu torcedor na Arena Fonte Nova. Depois de ter sofrido um acachapantes 3 a 0 para o Vitória da Conquista no jogo de ida do Campeonato Baiano e perder a decisão da Copa do Nordeste para o Ceará na última quarta, o Tricolor de Aço deu a volta por cima e goleou o alviverde por impiedosos 6 a 0 e levou o Estadual pela 46ª vez.

No Pernambuco, o Santa Cruz é campeão pernambucano pela 28ª vez. A Coral derrotou o Salgueiro no Arruda por 1 a 0, gol de Anderson Aquino. O primeiro jogo, realizado no Cornélio de Barros, terminou em 0 a 0. Na disputa do terceiro lugar, o Sport Recife venceu o Central por 5 a 0 fora de casa e segurou um empate em 0 a 0 na Ilha do Retiro. No Campeonato Pernambucano, a disputa do terceiro lugar tem relevância porque serve para definir o terceiro representante do Estado na próxima Copa do Nordeste.

O Fortaleza empatou em 2 a 2 com o Ceará no Castelão e faturou o Campeonato Cearense pela 40ª vez. Como havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, o Tricolor do Pici impediu o pentacampeonato do Vozão.

O Remo superou o Independente por 2 a 0 no Mangueirão, com dois gols de Paty, na partida única da final do Campeonato Paraense. Além do título estadual, o Leão Azul garantiu a sua presença na Série D do Campeonato Brasileiro e ainda tem a Copa Verde para disputar e, com ampla vantagem, poderá terminar o semestre com dois troféus.

Em Goiás, nenhuma surpresa. O Goiás empatou com o Aparecidense em 1 a 1 no Serra Dourada, mas levou o título por ter vencido o adversário fora de casa por 2 a 0 na partida de ida.

No Mato Grosso do Sul, o Comercial levou a melhor diante do Ivinhema ao vencer o rival por 3 a 2 na segunda partida do campeonato sulmatogrossense. O primeiro jogo da final entre as duas equipes terminou empatado em 0 a 0.

A decisão do Campeonato Alagoano começou neste final de semana. O Coruripe empatou em casa com o CRB em 1 a 1. O jogo derradeiro será realizado na próxima quarta-feira (6).

Já o Estanciano perdeu em casa para o Confiança por 1 a 0 no primeiro jogo válido pela final do Campeonato Sergipano. No próximo sábado, as duas equipes voltam a se enfrentar para saber quem será o campeão.

O CEOV foi superado em seu estádio pelo Cuiabá por 1 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Matogrossense. O segundo duelo será realizado no dia 11 de maio.

As finais do Campeonato Capixaba entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco começarão no dia 9 e o segundo jogo será realizado na semana seguinte, no dia 16.

O Campeonato Roraimense está na fase de semifinal. Quem levar a melhor do confronto entre Náutico e Atlético Roraima pegará o ganhador do duelo entre São Raimundo e Baré.

Enquanto isso, os campeonatos acreano, amazonense, paraibano, piauiense, rondoniense e tocantinense estão na reta final.

Abaixo, a relação dos Estados e seus respectivos campeões estaduais.

SP – Santos
RJ – Vasco
RS – Internacional
SC – Joinville (em julgamento)
PR – Operário
MG – Atlético Mineiro
BA – Bahia
PE – Santa Cruz
RN – América
CE – Fortaleza
PA – Remo
GO – Goiás
MS – Comercial
DF – Gama

Parabéns a todos os campeões e boa sorte aos competidores dos Estaduais que ainda estão em curso.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s