Exposição “Leonardo da Vinci: A Natureza da Invenção” na Galeria de Arte do SESI

Nave voadora, planador e máquina voadora com asas em movimento, réplica de obras de Leonardo da Vinci. Foto: Jorge Almeida
Nave voadora, planador e máquina voadora com asas em movimento, réplicas de obras de Leonardo da Vinci. Foto: Jorge Almeida

A Galeria de Arte do Sesi promove até o dia 10 de maio de 2015 a exposição “Leonardo da Vinci: A Natureza da Invenção”, que traz mais de 40 modelos de máquinas da coleção do Museo Nazionale della Scienza e della Technologia de Milão, criados na década de 1950, além de desenhos, projetos e esboços de um dos artistas mais talentosos da história.

Através dessa mostra, o Sesi-SP reverencia um dos maiores gênios que a humanidade conheceu, o inigualável Leonardo da Vinci (1452-1519). Com mais de dez itens interativos, a exposição convida os visitantes a uma viagem pela obra e imaginação desse ícone do Renascimento.

O conjunto de projetos, desenhos e maquetes produzidos em 1952 para celebrar o quinto centenário de nascimento do polímata italiano. Pesquisadores e engenheiros mergulharam no estudo e na reinterpretação de seus manuscritos para conceber as peças apresentadas ao público em 1953 e que ainda podem ser vistas nos museus citados acima.

A exposição é dividida em sete núcleos temáticos: Introdução, Transformar o Movimento, Preparar a Guerra, Desenhar a Partir de Organismos Vivos, Imaginar o Voo, Aprimorar a Manufatura e Unificar o Saber.

Além de pintor e escultor, ocupações que permitiu criar obras que até hoje são consideradas ícones na história da arte, como “Mona Lisa”, de 1517; “A Última Ceia”, de 1498, por exemplo, Leonardo da Vinci foi um brilhante inventor de máquinas fabulosas. Afinal, ele se destacou em diversas áreas como cientista, geólogo, matemático, engenheiro, físico, arquiteto, zoólogo, botânico, filósofo, anatomista, poeta, músico, etc., e foi considerado um dos pioneiros da aviação.

Entre as reproduções dos projetos elaborados por Da Vinci estão o Carro de guerra blindado, Nave voadora, planador e máquina voadora com asas em movimento, que é uma síntese dos trabalhos de Leonardo sobre o voo, e Grua rotativa de Filippo Brunesseschi.

SERVIÇO:
Exposição: Leonardo da Vinci: A Natureza da Invenção
Onde: Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso – Galeria de Arte do SESI – Avenida Paulista, 1313
Quando: até 10/05/2015; diariamente, das 10h às 20h (com entrada permitida até às 19h40)
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s