Exposição “Arte Construtiva na Pinacoteca de São Paulo” na Estação Pinacoteca

Com 64 obras em exposição, entre pinturas, objetos e fotografias, a Estação Pinacoteca promove até o próximo domingo, 26 de abril, a mostra “Arte Construtiva na Pinacoteca de São Paulo”, que reúne um conjunto de trabalhos de artistas brasileiros criadores da tradição da arte abstrata, construtiva e geométrica no País, entre as décadas de 1950 e 1960.

A exposição é o resultado do comprometimento da Pinacoteca em estabelecer um núcleo sólido e representativo de um momento de renovação da visualidade no Brasil. Além disso, a mostra recupera também a história da própria instituição, o que faz ela ter um significado muito especial.

Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, a mostra apresenta trabalhos de artistas como Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Arthur Luiz Piza, Geraldo de Barros, German Lorca, Hélio Oiticica, Hércules Barsotti, Ivan Serpa, Judith Lauand, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Lygia Clark, Mira Schendel, Samson Flexor, Sergio Camargo, Waldemar Cordeiro, Willys de Castro, entre outros.

Entre os destaques estão: “Relevo Especial V1” (1990), um acrílico sobre madeira, de Helio Oiticica; e “Bicho: Caranguejo Duplo” (1961), uma obra feita em alumínio por Lygia Clark.

A mostra está associada à exposição “Arte No Brasil: Uma História do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo”, que está em cartaz no mesmo andar.

SERVIÇO:
Exposição: Arte Construtiva na Pinacoteca de São Paulo
Onde: Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66
Quando: até 26/04/2015; de terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h)
Quanto: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada): ingresso combinado Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado; Pessoas menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam; entrada gratuita aos sábados

 

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s