Exposição “Mirian” na Galeria Estação

A mostra “Mirian” segue em cartaz até o dia 30 de abril de 2015 na Galeria Estação, em Pinheiros. A exposição reúne cerca de 70 obras, entre pinturas e xilogravuras, da artista goiana Mirian Inêz da Silva (1939-1996).

Mirian iniciou a carreira artística abordando temas da cultura popular do interior do Brasil, como mitos orais, ex-votos e festividades religiosas, para migrar a assuntos relacionados à cultura de massa, como teatro, cinema, música e da história em quadrinhos.

Na exposição, os trabalhos são focados em assuntos comuns, tanto vinculados à cultura popular quanto à cultura de massa, além de representações religiosas e místicas.

Mirian iniciou a carreira produzindo xilogravuras na década de 1960, que traziam grande qualidade técnica e rigor no entalhe. Porém, nos anos 1970, passou a fazer pinturas. Aliás, em algumas de suas telas, dá para notar a “herança” deixada pela xilogravura, como as “composições singelas e repetitivas, sobre a madeira recortada”, conforme destacou o curador Miguel Chaia.

Muitas obras presentes na mostra estão creditadas como “Sem título”, enquanto outras trazem nomes. Entre eles, está “Geni e o Homem do Zeppelim – Chico Buarque” (1981), “No Picadeiro” (1982), ambos produzidos em óleo sobre madeira.

SERVIÇO:
Exposição: Mirian
Onde: Galeria Estação – Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros
Quando: até 30/04/2015; de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s