
O Campeonato Paulista 2015 já tem os seus semifinalistas definidos. Pela terceira vez no século XXI, os quatro melhores da competição são os considerados “grandes”: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. As outras semifinais envolvendo as quatro equipes ocorreram em 2009 e 2011. Os duelos serão realizados no próximo final de semana: de um lado, Corinthians e Palmeiras farão o derby na Arena Corinthians, em Itaquera; e do outro, Santos e São Paulo disputarão o “SanSão” possivelmente na Vila Belmiro.
Dono da melhor campanha da primeira fase, o Corinthians sofreu para eliminar a Ponte Preta nas quartas-de-final. A equipe de Tite manteve a invencibilidade na competição e com o gol de Renato Augusto na etapa complementar, o Timão despachou a equipe de Campinas por 1 a 0 no sábado (11). Porém, a arbitragem errou grotescamente ao anular um gol legítimo da Macaca no primeiro tempo, o que poderia mudar os rumos da partida.
No mesmo dia, no Morumbi, o São Paulo não tomou conhecimento do Red Bull Brasil e goleou outro time de Campinas por 3 a 0, com gols de Rogério Ceni, de falta na etapa inicial, enquanto Alexandre Pato e Ganso completaram o placar no segundo tempo.
No Allianz Parque, o Palmeiras mediu forças contra o Botafogo de Ribeirão Preto na manhã deste domingo (12). O alviverde triunfou a Pantera da Mogiana por 1 a 0, gol de Leandro Banana, aos 26 minutos do segundo tempo.
E, finalmente, no mesmo dia do jogo do Palmeiras à tarde, na Vila Belmiro, o Santos goleou o XV de Piracicaba por 3 a 0, com gols de Robinho e Ricardo Oliveira, ambos de pênalti, e Lucas Lima, aos 44 do segundo tempo, sacramentaram a vaga santista. O alvinegro praiano chega a sua sétima semifinal consecutiva do Paulistão.
Nesta segunda-feira acontecerá o Conselho Técnico da semifinal na sede da Federação Paulista de Futebol. Os representantes dos quatro clubes classificados devem comparecer à sede da entidade, onde haverá a definição sobre datas, horários e locais das partidas.
Por Jorge Almeida